Mogi das Cruzes
Mutirão em Jundiapeba retira 194 toneladas de resíduos no primeiro dia e inclui vistoria na UPA
Prefeita Mara Bertaiolli e vice Téo Cusatis acompanham o avanço das ações de zeladoria e saúde, com foco na limpeza e no combate à dengue, além de melhorias na UPA local
Jundiapeba, um dos maiores bairros de Mogi das Cruzes, deu início a um grande mutirão de serviços nesta quinta-feira (02/01), com ações focadas na zeladoria, limpeza, manutenção e saúde. No primeiro dia, 194 toneladas de resíduos foram retiradas das ruas, valetas e outros pontos de descarte irregular. Além disso, a ação incluiu a manutenção de 46 bocas de lobo, a retirada de 87 toneladas de resíduos de valetas, o nivelamento de ruas e a realização de serviços de tapa-buraco e limpeza de vias públicas.
Na manhã desta sexta-feira (03/01), a prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis estiveram no bairro para vistoriar o andamento do mutirão e também realizaram uma visita à UPA de Jundiapeba, que atende cerca de 13 mil pessoas por mês. A visita à unidade de saúde teve como objetivo verificar as condições de atendimento, ouvir as demandas da população e identificar melhorias necessárias. Acompanhados pela secretária de Saúde, Rebeca Barufi, e pela equipe da Organização Social de Saúde (OSS) Irmandade Santa Casa de São Bernardo do Campo, responsável pela gestão da UPA, a prefeita e o vice-prefeito se comprometeram a garantir a continuidade da qualidade do atendimento no local.
“Estamos trabalhando para melhorar a infraestrutura e a saúde de Jundiapeba, e o mutirão é uma ação estratégica para isso. A participação ativa da população é essencial para manter a cidade limpa e evitar problemas, como a dengue, especialmente neste período de chuvas”, destacou a prefeita Mara Bertaiolli.
O vice-prefeito Téo Cusatis também falou sobre a importância da continuidade dos serviços de saúde, reforçando a necessidade de melhorias constantes na UPA. “O nosso objetivo é garantir um bom atendimento para todos. A visita de hoje reforça o nosso compromisso em manter a qualidade no atendimento aos moradores de Jundiapeba”, afirmou Téo.
Além dos serviços de zeladoria, que incluem a limpeza de ruas e valetas, o mutirão também está focado no combate à dengue. A equipe da Saúde tem visitado imóveis, realizando Avaliações de Densidade Larvária (ADL) e aplicando larvicida em pontos críticos. Até o momento, 10 quilos de larvicidas foram depositados em cursos d'água e valetas, com 93 imóveis visitados e 72 ADLs realizadas.
O mutirão se estenderá por todos os bairros de Jundiapeba, com o objetivo de reduzir os impactos das chuvas e melhorar a infraestrutura, especialmente em áreas mais vulneráveis como o bairro Nova Jundiapeba. A parceria com a SP Águas também garantirá o desassoreamento de pontos críticos da região.
Com a participação de 212 pessoas, além de caminhões e máquinas, o mutirão envolve diversas secretarias municipais, incluindo Serviços Urbanos, Mobilidade, Saúde, Segurança Pública, Defesa Civil e outras, trabalhando em conjunto para garantir uma cidade mais limpa, segura e preparada para o verão.