Guararema

Promovendo a comunhão

José Freire

Publicado

há 5 anos

em

Promovendo a comunhão

Atos 2.42-44 Eles se dedicavam ao ensino e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. O livro de Atos apresenta a comunhão entre os irmãos como um dos pilares de uma igreja viva, saudável e impactante, ao lado do ensino da Palavra de Deus, do partir do pão e da pratica da oração. A palavra “comunhão”, diz respeito a relacionamentos significativos em que as pessoas compartilham umas com as outras do que são, do que fazem e têm, é importante notar que amizade, companheirismo e amor prático são considerados um dos mais importantes pilares da vida de uma igreja. Entretanto, em nosso dia-a-dia tão corrido, somos envolvidos por muitos compromissos e obrigações, que nunca temos tempo para nos reunirmos e conversar tomando um café com nossos vizinhos, amigos e até aqueles que nem conhecemos. E nossos acessos direto com as pessoas estão cada dia mais raros, hoje somos capazes de estarmos em 5 ou 6 pessoas no mesmo ambiente cada um com seu celular conversando com desconhecidos e não falando com quem está a sua frente. Como evangelizar diante dessas circunstancias. O que fazer para que possamos falar do amor de Deus? Atualmente, quais são as pessoas com as quais você passa mais tempo? Seus familiares? Amigos? Colegas de trabalho? Como está o seu relacionamento com essas pessoas? Em paz ou conflito? Profundo ou superficial? Com quais pessoas você deveria passar mais tempo e, por não fazer isso, o relacionamento não está bom? Uma das maneiras de termos comunhão com as pessoas é passando tempo com elas. Jesus sabia disso muito bem e, por isso, se dedicou a estar junto de seus discípulos. Estar juntos gera intimidade. Semelhantemente, nos dias de hoje, se quisermos ter comunhão com as pessoas, precisaremos passar tempo com elas. Para conhecermos alguém em sua intimidade, temos que nos disponibilizar a estar junto a ela. Não há comunhão sem investimento de tempo. Precisamos dedicar tempo para conversar, gerar confiança e podermos falar do amor de Deus. Precisamos estar atento as pessoas ficar menos no celular e conversar mais coma as pessoas a nossa volta. Estar juntos e conversar gera oportunidades e experiências extraordinárias de convivência e de compartilhamento da Palavra de Deus. Gera comunhão e oportunidades de ajudar e ser ajudado em necessidades pessoais. No Getsemani Jesus, apesar de ser Deus, necessitou e desejou a companhia e apoio de seus amigos em um momento de aflição. Ele só pôde recorrer aos seus discípulos porque estava junto com eles e tinham comunhão. Você já encontrou o apoio de outras pessoas em momentos de dificuldade? Você já foi apoio para alguém em momentos de dificuldades? Pense sobre isso e se precisar venha falar comigo.

José Freire Nunes é  um jovem de 24 anos, que se formou na Universidade de São Paulo (USP) no ano de 2016 no curso de Direito. Atualmente, atua como mentor educacional. Freire, fez cursos no Canadá, Estados Unidos e Inglaterra.  Os cursos consistiram em seminários de verão de 4 dias a até 15 e cursos de inglês de até 4 semanas. 
Os cursos ocorrerem na Universidade de Cambridge (UK), Universidade de Harvard, Universidade de Yale e Bryn Mawr College.