Novo ponto de coleta de resíduos orgânicos é instalado

Os materiais depositados nos pontos são destinados para compostagem e transformação em adubo

Vitoria Mikaelli/Prefeitura Municipal de Guararema

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guararema ampliou a quantidade de locais próprios para a destinação de resíduos orgânicos, como restos de frutas, legumes e verduras

Agora, além dos contêineres marrons dispostos às sextas-feiras na Feira Livre do Nogueira, o município conta com um ponto permanente de encaminhamento dos resíduos, localizado em frente ao Fundo Social de Guararema, localizado na Rua Dona Laurinda, 193, no Centro.

Os materiais depositados nos contêineres são destinados para compostagem e transformação em adubo. A destinação correta destes materiais diminui o impacto no Aterro Sanitário, reduz a geração de gases e poluentes e ainda transforma o que é tratado como lixo, em adubo, que é utilizado em hortas, plantas e árvores da cidade.

“A Secretaria de Meio Ambiente está ampliando a quantidade de pontos de para destinação dos resíduos orgânicos para que a população tenha mais opções de realizar a destinação correta dos itens”, explica o assessor da Secretaria de Meio Ambiente, Ricardo Moscatelli. “Agora os munícipes podem realizar a destinação todos os dias, e não mais apenas nas sextas-feiras. Esperamos conseguir ampliar a quantidade de materiais que recolhemos e incentivar ainda mais a prática da compostagem em Guararema”, completa.

Além do novo ponto de coleta de orgânicos, representado pelo contêiner da cor marrom, dentro da sede do Fundo Social, os resíduos recicláveis (limpos) podem ser trocados por produtos na Loja Pérola do Bem, às segundas e terças-feiras, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas. Para os orgânicos a coleta é todos os dias.