Guararema

Trinômio Quadrado Perfeito

José Freire

Publicado

há 4 anos

em

Trinômio Quadrado Perfeito

Recordo-me do tempo de escola que o terceiro caso de fatoração algébrica – x2 + 18x + 81 = (x+9) 2 – é conhecido como “trinômio quadrado perfeito”. Essa expressão matemática trouxe-me de volta memórias e fez com que pensasse sobre a beleza das formas geométricas, particularmente do quadrado. Os gregos tinham fascinação pelas formas geométricas. Não por acaso um dos primeiros filósofos (Pitágoras) fundou uma escola filosófica cujo fundamento consistia em descobrir formas geométricas e padrões matemáticos na natureza. Dentre as formas mais fascinantes, encontrava-se o retângulo, admirado por suas qualidades e por ser capaz de se reproduzir infinitamente de maneira proporcional. Assim, acredito que a matemática nos ensina a beleza de ter uma vida mais quadrangular – visto que todo quadrado é um retângulo – do que triangular. Explico-me. Em geral, as famílias nucleares no século XXI são menores do que outrora. Entretanto, se por um lado as famílias têm menos pessoas, por outro elas têm mais coisas: nunca houve um arsenal de parafernália como o que existe em muitos lares contemporâneos. Nesse contexto de famílias menores – muitas vezes com um único filho – esses são cumulados de tablets e dispositivos eletrônicos de todo tipo. Contudo, serão esses os presentes mais valiosos para se dar a um filho? Evidentemente, não. O presente mais valioso que se pode dar a um filho não consiste em coisas, nem mesmo em educação; o presente mais valioso que se pode dar a um filho é o seguinte: um irmão. Existe algo mais valioso do que a vida humana? Sendo a resposta negativa, conclui-se com facilidade que um irmão é o presente mais valioso que um filho pode ganhar. Algum leitor pode me advertir: a relação entre irmãos é conturbada desde os tempos Caim e Abel. Ademais, outros dirão: “Onde já se viu botar filho num mundo como este?”. Ora, façamos a seguinte reflexão: é melhor passar dificuldades na vida, chorar, rir, fazer amigos, decepcionar-se e viver ou jamais ter sequer existido? Qualquer leitor em sã consciência, encontrará a resposta para esse questionamento. Em se tratando de irmãos, aproveito esta oportunidade para parabenizar minha irmã Elisa, o presente mais bonito que meus pais já me deram, que fará aniversário logo mais. Agradeço a ela por tudo, inclusive pela paciência ao me explicar o trinômio quadrado perfeito nos meus tempos de escola e por tornar minha vida menos triangular.

José Freire Nunes é  um jovem de 24 anos, que se formou na Universidade de São Paulo (USP) no ano de 2016 no curso de Direito. Atualmente, atua como mentor educacional. Freire, fez cursos no Canadá, Estados Unidos e Inglaterra.  Os cursos consistiram em seminários de verão de 4 dias a até 15 e cursos de inglês de até 4 semanas. 
Os cursos ocorrerem na Universidade de Cambridge (UK), Universidade de Harvard, Universidade de Yale e Bryn Mawr College.