Inscrições de processos seletivos para cursos de graduação começam em janeiro

Alunos que realizaram o ENEM em 2019 poderão se inscrever nos programas disponibilizados pelo governo e ingressar no ensino superior

Foto da Prefeitura

A partir da terça-feira (21) começa para os que querem ingressar em cursos de faculdades e universidades de todo o Brasil e de algumas cidades de Portugal, o período de inscrições do 1º semestre de 2020 para alguns dos programas que disponibilizam bolsas e financiamentos estudantis.

Uma coisa em comum entre esses programas de educação do governo (Sisu, Fies e Prouni), é que todos classificam seus alunos através das notas adquiridas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). De acordo com o cronograma oficial do exame, essas notas serão disponibilizadas na sexta-feira (17).

A partir da disponibilização das notas, é possível que os estudantes brasileiros escolham em qual dos programas mais se enquadram, o que varia de acordo com as notas, a renda familiar, o histórico escolar e a preferência por uma instituição pública ou particular.

O primeiro que abrirá suas inscrições será o Sistema de Seleção Unificada (SISU), que começa na terça-feira (21) e tem o encerramento planejado para a sexta-feira (24). O cadastro dos futuros universitários deve ser feito pelo site <http://sisu.mec.gov.br> e permite que o estudantes entrem em universidades públicas. Um dos critérios para se inscrever é a participação no ENEM de 2019 e não ter zerado a redação da prova.

Logo em seguida, abrem-se as inscrições para Programa Universidade Para Todos (Prouni), da terça-feira (28) até a sexta-feira (31). As inscrições podem ser feitas pelo site <http://prouniportal.mec.gov.br> e disponibilizam bolsas integrais e 50% para os cursos de faculdades e universidades particulares. As principais exigências para o Prouni são a nacionalidade brasileira, a ausência de um diploma superior e nota maior do que zero na redação do ENEM 2019.

O último a liberar o cadastramento de alunos é o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que tem as inscrições abertas para sua modalidade comum e para o P-Fies da quarta-feira (5) até a quarta-feira (12) de fevereiro. O site de acesso é <http://fies.mec.gov.br> e disponibiliza financiamento em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

O calendário completo das inscrições pode ser conferido nos respectivos sites.