Guararema

 Inscrições abertas para a educação de jovens e adultos em Guararema

Os interessados na programação podem realizar suas matrículas entre esta segunda-feira, dia 19 de junho, e o dia 12 de julho

Leticia Faria

Publicado

há 11 meses

em

 Inscrições abertas para a educação de jovens e adultos em Guararema

Comunicação/PMG

O Programa Alfabetização Solidária (PAS), promovido pela Prefeitura de Guararema em conjunto com a Secretaria de Educação da cidade, está com inscrições abertas e gratuitas no município. Os interessados na programação podem realizar suas matrículas entre a próxima segunda-feira (19) e o dia 12 de julho. A iniciativa tem como objetivo oferecer o ensino adequado às pessoas que não conseguiram finalizar ou não tiveram o mínimo acesso ao processo de aprendizagem na região.

Para colaborar com os alunos jovens e adultos, o novo Programa Alfabetização Solidária oferecerá aulas com carga horária de duas horas por dia, de segunda a sexta-feira. As atividades começarão a ser ministradas no mês de julho, com encerramento em dezembro.

"O PAS visa colaborar com pessoas que não tiveram acesso ao estudos na idade certa ou que precisaram deixar a escola por motivos diversos. É uma etapa importante e nosso objetivo é que o maior número de estudantes complete seus estudos", explicou Clara Assumpção, secretária municipal de Educação da cidade.

Entendendo a importância dessa ação e principalmente a necessidade dos alunos, o programa busca obter sucesso oferecendo além das aulas, material para estudo, merenda escolar e cesta básica de alimentos que será doada mensalmente de agosto a dezembro. No entanto, é importante lembrar que, para receber esse benefício específico, é necessário que os alunos inscritos comprovem frequência escolar igual ou superior a 75% durante todo o período letivo.

O polo do PAS fica na Escola Municipal José Benedito dos Santos, localizada na rua Capitão Alberto Aguiar Weissohn, nº324, no Centro de Guararema. Para realizar a inscrição, é necessário que o participante tenha em mãos os seguintes documentos: cópia do RG, CPF e comprovante de residência na cidade, além de ter acima de 15 anos e não estar alfabetizado.

O atendimento para a pré-inscrição é realizado de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 horas e das 13h00 às 17h00 horas, na sede da Secretaria Municipal de Educação, no número 45 da Rua Marcondes Flores, no Centro. Essas e mais informações sobre o projeto podem ser adquiridas pelos seguintes telefones (11) 4693-4141 e (11) 4693-4848.

Importância da alfabetização 

A não alfabetização resulta em perdas econômicas e aumenta a necessidade de serviços sociais. Estudos mostram que indivíduos com habilidades de leitura e escrita têm o dobro da renda, 26% mais chances de obter emprego formal e 11% mais chances de ter boa saúde em comparação com os não alfabetizados (Insper, 2017).

Segundo dados do IBGE disponíveis no Observatório da Criança e do Adolescente da Fundação Abrinq, em 2019 o Brasil tinha uma taxa de não alfabetização de 6,7%, o equivalente a cerca de 11 milhões de pessoas. Esse número já foi mais alto, alcançando 11,1% em 2005, quando o levantamento teve início. Assim, o Brasil tem como objetivo reduzir em até 50% o analfabetismo absoluto e a taxa de analfabetismo funcional até 2024.