Guararema
Reinauguração de centro socioeducativo em Guararema contou com a presença das Polícias Civil e Militar
Integração entre as instituições e o papel da segurança pública em parceria com ações sociais promovidas pelo município foram assuntos tratados pelas autoridades

A solenidade de reinauguração do Centro Socioeducativo (CSE) Ipiranga "Manuel Florindo Pereira", realizada pela Prefeitura de Guararema, nesta segunda-feira (14), contou com a participação da Delegada Seccional de Mogi das Cruzes, Drª Margarete Barreto, que colocou a Polícia Civil à disposição para colaborar com os projetos do município. Ela destacou que a integração entre as instituições e as ações sociais como medidas essenciais para a promoção de uma cultura de paz.
A Polícia Militar foi representada pelo Capitão Flávio Roberto da Silva. A presença do Oficial reforçou o compromisso da corporação com ações integradas de prevenção e apoio à comunidade. Durante o evento, o Capitão destacou a importância de projetos sociais como ferramentas fundamentais para a construção de uma sociedade mais segura. “A segurança pública vai além do policiamento. Espaços como este colaboram diretamente com a prevenção de delitos, sendo responsáveis pela inclusão e fortalecimento dos vínculos comunitários”, afirmou.
Localizado ao lado do Conjunto Habitacional "Gerbásio Marcelino", o CSE Ipiranga foi inaugurado pela primeira vez em 2011, na gestão do então prefeito e hoje deputado federal Marcio Alvino. Agora revitalizado, o equipamento volta a funcionar vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e da Longevidade.
O espaço está com inscrições abertas para atividades gratuitas voltadas à comunidade, incluindo aulas de street dance, música, ginástica, meio ambiente, dança circular, caricatura, terapia integrativa e sessões culturais com “vídeo, pipoca e prosa”.
Também participaram da cerimônia o prefeito de Guararema, Zé, o deputado estadual e presidente da Alesp, André do Prado, além de outras autoridades locais. A reinauguração foi celebrada como mais um passo na valorização da juventude, da convivência comunitária e da prevenção à violência por meio da cultura e da educação.