Guararema 126 anos Guararema 126 anos

Guararema

Guararema intensifica combate às queimadas

Prefeitura intensifica ações educativas e de fiscalização durante o período seco para evitar danos ambientais

Sara Virginia

Publicado

há 1 mês

em

Guararema intensifica combate às queimadas

Divulgação/PMG

Com o avanço do período de estiagem, os riscos de queimadas ilegais e incêndios em áreas de vegetação se multiplicam e, por isso, a Prefeitura de Guararema decidiu intensificar as ações de conscientização e fiscalização ambiental. A campanha permanente, realizada por meio da Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e do Departamento de Fiscalização, ganha reforço nos meses mais secos do ano para evitar tragédias ambientais e proteger tanto o ecossistema local quanto a população.

O objetivo é ampliar o alcance das informações e lembrar que determinadas práticas ainda comuns em algumas áreas não só são proibidas por lei como representam riscos diretos à saúde, à fauna e à flora da cidade. Entre as principais orientações está a recomendação de não realizar queimadas como método de limpeza de terrenos baldios ou áreas rurais. Esse tipo de prática, além de causar prejuízos ambientais, pode fugir do controle e provocar incêndios de grandes proporções.

A campanha também incentiva a criação de aceiros faixas de terra sem vegetação ao redor de propriedades, chácaras e sítios próximos a áreas de mata. Essa medida simples pode fazer a diferença no combate ao fogo, funcionando como uma barreira natural e preventiva que ajuda a conter o avanço das chamas em caso de emergência. Em Guararema, é proibido por lei o uso de fogos de artifício com estampido e a soltura de balões. Essas ações são consideradas crimes ambientais e podem causar incêndios instantâneos, especialmente em regiões de mata seca. A legislação municipal, alinhada à Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), prevê punições que incluem multa e até reclusão. Além dos impactos ao meio ambiente, o estampido dos fogos pode causar sofrimento a grupos sensíveis, como idosos, pessoas com deficiência, indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os animais domésticos ou silvestres.

Em caso de flagrante ou denúncias, a população tem canais diretos de contato com os órgãos responsáveis. Situações de incêndio devem ser comunicadas ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. Queimadas irregulares ou o uso de fogos com estampido podem ser denunciados à Defesa Civil Municipal pelo (11) 4695-2801. Já casos de soltura de balões devem ser imediatamente informados à Polícia Militar, pelo número 190. A responsabilidade de todos e que a colaboração da comunidade é essencial para garantir a segurança e a preservação da natureza durante a estiagem.

banner-onovo

Sou uma profissional de alta performance com habilidades em comunicação e gerenciamento de processos. Versátil e dedicada, encaro desafios com paixão. Minha formação em Gerenciamento de Processos me especializou em otimização e gestão eficiente para alcançar metas organizacionais. Atualmente, atuo como jornalista digital deste portal, produzindo conteúdo e gerenciando suas redes sociais. Além da carreira, sou casada e mãe de dois meninos.

EVVE BANNER Guararema 126 anos