Guararema
Guararema promove protagonismo literário com o projeto “Contos Infantis”
Iniciativa transforma estudantes da rede municipal em escritores e resulta na criação de livro coletivo

Durante os meses de junho, julho e agosto, a Escola Municipal “João Baptista Jungers”, em Guararema (SP), promoveu a primeira edição do projeto “Contos Infantis”, que incentivou a leitura, a escrita criativa e o protagonismo literário entre os alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa contou com apoio da Lei Aldir Blanc e resultou na produção de um livro coletivo, com histórias escritas pelas próprias crianças.
Com orientação dos escritores Marcus Aurelius Pimenta, José Carlos Aronchi e Luiz Moura, os estudantes participaram de encontros, rodas de conversa e oficinas de escrita criativa. A proposta fez parte da programação cultural contemplada pelo edital da Lei, e teve como objetivo estimular a imaginação e a expressão dos alunos por meio da literatura.
O lançamento oficial do livro está previsto para outubro, e os exemplares passarão a integrar o acervo literário das escolas municipais de Guararema.
O projeto foi idealizado por Marcus Aurelius Pimenta, autor de mais de 35 obras e roteirista de produções como Peixonauta e Tarsilinha. Para ele, aproximar crianças do universo da escrita é uma forma de incentivar o hábito da leitura desde cedo e desenvolver competências importantes para a formação cidadã.
A secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, destaca o impacto da iniciativa: “Com o engajamento dos alunos e o apoio da comunidade escolar, a experiência na Escola Municipal João Baptista Jungers mostrou-se um importante passo para fortalecer a formação leitora desde a infância”. Segundo Clara, a proposta deverá ser expandida para outras escolas da rede municipal, ampliando o acervo com obras escritas por autores mirins e incentivando ainda mais o protagonismo estudantil.