Guararema inicia capacitação dos conselheiros de Saúde da cidade

Ao todo quatro encontros serão realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, abordando diferentes temas

Reprodução

A Prefeitura de Guararema por meio da Secretaria Municipal de Saúde deu início à capacitação dos conselheiros de Saúde do município. Através do Ciclo de Debates de Conselheiros Municipais, os selecionados para integrar o grupo estão sendo orientados sobre as funções, responsabilidades e atribuições do Conselho Municipal de Saúde. 

Durante os meses de abril e maio, quatro encontros serão realizados pela Pasta, todos pela plataforma online Google Meet. O primeiro encontro, realizado em 16 de abril, trouxe como tema “Conselhos de Saúde e Educação Permanente de Cidadãos e Conselheiros”. O segundo encontro terá como tema a Função Propositiva da Participação da Comunidade e a Função Controladora da Participação da Comunidade. 

No terceiro debate será tratada a Participação da Comunidade na Saúde e as Conferências de Saúde. Fechando o ciclo de encontros, o quarto debate vai tratar dos temas: Conhecendo o Sistema Único de Saúde e as Relações Interfederativas.

A secretária municipal de Saúde, Adriana Martins, pontua a relevância da ação“Promover a realização do Ciclo de Debates de Conselheiros Municipais é uma importante atribuição da Secretaria de Saúde. Manter os conselheiros atualizados e capacitados para que contribuam com a tomada de decisão na Saúde de Guararema é fundamental para uma gestão participativa de qualidade”. 

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado integrante do Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Guararema, com caráter deliberativo, normativo, fiscalizador, permanente, consultivo e atuante na formulação e proposição de estratégias e controle de execução das políticas públicas de saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros, vindo daí a importância da sua atuação.

O CMS é composto por representantes do Poder Público e esferas governamentais, prestadores de serviços, trabalhadores da Saúde e Usuários.  Os representantes do segmento Usuários são escolhidos por meio de votação popular, via Pleito Eleitoral.