Filhote de onça é filmado em estrada de Guararema

Apesar de estar sozinho nas imagens, moradores afirmam ter visto a mãe junto do filhote

Cleber Simões Prado

Na madrugada deste sábado (30), um filhote de onça-parda foi filmado e fotografado na estrada Dr. Hércules Campagnoli, conhecida como Estrada do Jardim Costão, em Guararema. Cleber Simões Prado, morador da região e autor das imagens, filmou de longe o filhote.

Sua esposa, Patricia Prado, falou sobre o ocorrido ao O Novo. "Não é a primeira vez, meu filho já viu a ‘grandona’ [mãe] atravessando a rua. Meu medo é: se ela aparece de repente, enquanto estivermos passando pela rua, a pé ou mesmo de moto, estamos correndo risco. Algumas pessoas já relataram ter visto a mãe e o filhote juntos”.

Rodrigo Anzolin, ecólogo e doutor em Recursos Florestais, analisou as imagens e disse se tratar de uma onça-parda (Puma concolor), fato que pode ser apontado pela coloração acastanhada em todo o corpo do animal. “A orientação é para que não andem sozinhos nas áreas de mata. Se você se deparar com uma onça-parda, evite movimentos bruscos e se afaste lentamente sem virar de costas para o animal. As onças são muito ariscas e evitam qualquer risco,” completou Rodrigo.

É importante lembrar que a área de vida deste animal pode exceder 160 km2 em função do grau de preservação do hábitat - sendo maior em áreas fragmentadas - e da disponibilidade de presas.

Hoje, este animal não é considerado extinto. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, seu estado de conservação é considerado como pouco preocupante, devido a vasta ocorrência geográfica, entretanto é um animal de grande importância.