Guararema

Festa em honra à Nossa Senhora da Escada, ocorre em Guararema

O evento acontece entre os dias 10 e 21 de novembro e conta com programação completa para os fiéis e munícipes locais

Sofia Rojas BarbosaGabriella Barrachi

Publicado

há 1 ano

em

Festa em honra à Nossa Senhora da Escada, ocorre em Guararema

Divulgação/PMG

Guararema é conhecida por muitas atrações e também pelo patrimônio histórico-cultural nacional e religioso, a Igreja de Nossa Senhora da Escada. Que nesta sexta-feira (10) deu início a festa de sua padroeira.

A programação vai do dia 10 ao dia 21 de novembro e conta com uma programação conduzida por diversas autoridades religiosas da Diocese de Mogi das Cruzes.

Programação

A novena teve início com o Pe. João Batista que presidiu a missa de sexta-feira (10) às 19h30; no sábado (11) o Pe. Ronaldo Cordeiro; no domingo (12) Pe. Valdenilson Pedro inicia a missa às 18h; dando início aos dias úteis, na segunda-feira (13) Pe. Jonatas Diniz preside a missa às 19h30, mesmo horário marcado para os últimos quatro dias de Novena, sendo esses terça-feira (14), conduzida pelo Pe. Antônio Maria, quarta-feira (15) que recebe o Pe. Christian Cassiano como condutor da missa; o Pe. Gevanildo realizará a penúltima missa da Novena na quinta-feira (16); e o Frei Tarcísio fechará o último dia, sendo esse sexta-feira (17).

Além disso, no sábado (18) é dado início à quermesse, que conta com missa conduzida pelo Pe. Robson Oliveira, seguida de ação entre amigos (cartela especial) às 21h.

No domingo (19) acontece a Grandiosa Festa, seguindo a agenda de Café da Dona Luiza às 7h, saída da Paróquia São Benedito em procissão até a Praça Pau d’Alho às 8h, seguida de saída da praça em procissão Fluvial percorrendo as águas do Rio Paraíba até a Ponte do Bairro Freguesia da Escada, às 9h30; ao meio-dia é feito o almoço e, por fim, a ação entre amigos às 13h.

E no último dia, terça-feira (21), acontece a cerimônia de Solenidade, marcada pela missa presidida pelo Pe. João Batista Ramos Motta.

Todas as informações podem ser acessadas pela página do Facebook e Instagram @paroquia_nossasenhoradaescada

Sua história

A Igreja foi construída em 1652 com uma arquitetura tipicamente barroca, com paredes feitas em taipa de pilão. Além da devoção à Nossa Senhora da Escada, esta igreja é a única no Brasil a abrigar a imagem de São Longuinho. Um santo da igreja católica conhecido popularmente, por ajudar quem procura objetos perdidos. A devoção começou em Portugal e veio para o Brasil com os jesuítas.

A Igreja resistiu à ação do tempo, passou por reformas e ampliações até ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em janeiro de 1941.

Em 1982, ela passou por uma reforma definitiva quando foi construída uma praça em frente da igreja.