Guararema

Escolas da rede pública de Guararema recebem caminhão itinerante do projeto “Boa Energia

A iniciativa trabalha conceitos sobre a utilização segura e eficiente da eletricidade de forma lúdica e divertida com estudantes da rede de ensino no caminhão-laboratório

Redação

Publicado

há 5 anos

em

Escolas da rede pública de Guararema recebem caminhão itinerante do projeto “Boa Energia

Reprodução

 

Dez escolas do Alto Tietê ganharam um sistema de energia solar. A conquista veio depois de uma competição em que tiveram que desenvolver um trabalho para combater o desperdício e conscientizar sobre o uso da energia.
Escolas de Guararema, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Salesópolis também foram ganhadoras. O resultado foi divulgado pela EDP São Paulo, concessionária responsável pela distribuição de energia na região que promoveu a ação.
Os vídeos foram publicados em uma rede social e, os dez mais curtidos, ganharam o equipamento de energia solar. A gincana reuniu 310 escolas do Alto Tietê e Vale do Paraíba, com mais de 90 mil alunos participando.
“Essa escola vai perceber uma redução de cerca de 15% na conta de energia. Assim, nós também ajudamos o meio ambiente”, explica Alexandre Rodello, engenheiro de planejamento da EDP.
Caminhão
laboratório
 “Boa Energia”
O caminhão itinerante do projeto Boa Energia nas Escolas, da EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, ficará estacionado até a próxima sexta-feira (17) em Guararema, levando conhecimento sobre o uso correto da energia elétrica para mais de 2.500 crianças da rede pública de ensino do município. 
A iniciativa trabalha conceitos sobre a utilização segura e eficiente da eletricidade de forma lúdica e divertida com estudantes da rede de ensino. No caminhão-laboratório, os alunos vivenciam uma série de experimentos, aprendendo na prática temas como a preservação dos recursos naturais, os tipos de geração de energia, segurança com pipas e rede elétrica e sobre como melhor usar equipamentos elétricos. 
Guararema é a primeira cidade do ciclo 2018/2019 do Projeto, que contemplará ao todo cerca de 110 mil alunos de 26 munícipios. “A carreta foi totalmente remodelada para se aproximar ainda mais da linguagem jovem, pois o objetivo é que o conteúdo aprendido seja disseminado pelos próprios estudantes de forma prática, para além do ambiente escolar” ressalta, Luciano Cavalcante, gestor executivo da EDP. 
Após a visita ao caminhão, os visitantes receberão um kit com história em quadrinhos, uma cartilha com atividades e passatempos, e adesivos com informações sobre os temas abordados. Para que o conteúdo seja trabalhado de forma completa, mais de 50 educadores dos 12 colégios contemplados passaram por um curso de capacitação de 40 horas/aula para receber orientações sobre formas de trabalhar os assuntos em sala de aula.
O projeto, que faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da empresa, utiliza a metodologia PROCEL Educação e é regulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).