MED - Adriano MED - Adriano

Guararema

Departamento Penitenciário Nacional suspende visitas em prisões federais

Serão proibidas também as visitas de voluntários de obras sociais e religiosas nos presídios federais brasileiros

Ana Luiza Moreira

Publicado

há 5 anos

em

Departamento Penitenciário Nacional suspende visitas em prisões federais

Foi decretado nesta terça-feira, dia 24, pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a suspensão de visitas de familiares, de advogados, de voluntários de obras sociais e religiosas nos presídios federais brasileiros. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e vem como forma de prevenção ao coronavírus (Covid-19), que tem causado mortes e internações no país.

Em seu decreto, o Depen enfatiza que o atendimento de advogados nas cadeias pode acontecer apenas em casos de necessidades urgentes ou que envolvam prazos processuais não suspensos, e também nas situações das escoltas de requisições judiciais, inclusões emergenciais e daquelas que por sua natureza, precisam ser realizadas.

Além das atuais decisões tomadas para a prevenção, o Depen orienta ainda que, durante as movimentações internas, as penitenciárias federais deverão adotar as providências necessárias para promover o máximo isolamento dos presos maiores de 60 anos ou com doenças crônicas.

A suspensão das visitas ocorrerá por um período de trinta dias, e tem permissão para ser reavaliadas a qualquer momento, podendo inclusive, ser ampliadas conforme a gravidade e o surgimento de casos do coronavírus no Brasil.

banner-onovo

A jornalista Ana Luiza Moreira é formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), é desenvolvedora do Portal Freaks! e atua como redatora do Jornal O Novo.

EVVE BANNER MED - Adriano