Aleitamento materno é foco do "Agosto Dourado"

Divulgação PMG


O mês de agosto é dedicado ao apoio do aleitamento materno. Com o tema “Amamentação: a base da vida”, o “Agosto Dourado” investe em  ações e proteção, chamando atenção para a importância vital da amamentação na construção de uma saúde com base sólida. 
Atualmente, a Secretaria de Educação de Guararema incentiva quanto à importância do aleitamento não apenas as mães de alunos das creches, como as demais mães do município. Também acontecem rodas de conversa nas escolas e uso de laços dourados, cor símbolo da campanha. 
A Secretaria da Saúde, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, desenvolve neste mês a temática da amamentação com gestantes que participam da visita guiada mensal ou que estão em acompanhamento. Nos dias 13 e 17 de agosto foram entregues folders. 
De um modo geral, a campanha reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças, até os 2 anos e exclusivo até os seis meses de vida, orientação preconizada pela Organização Mundial de Saúde, OMS. Além de reduzir cerca de 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação materna também reduz casos de diarréia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. 
Segundo a Secretaria,  as principais dificuldades para a amamentação exclusiva, estão o posicionamento incorreto, insegurança quanto à quantidade de leite produzido, introdução de chupetas e mamadeiras, falta de apoio e retorno ao trabalho. A campanha é considerada um importante instrumento para sensibilizar a sociedade quanto aos benefícios do leite materno no desenvolvimento saudável da criança. 
De acordo com a OMS e a UNICEF, cerca de seis milhões de crianças são salvas a cada ano com o aumento de taxas da amamentação, exclusiva até o sexto mês.