Secretária de Cultura, Esportes e Lazer fala de benfeitorias no município

Jussara Zatsuga comenta sobre o retorno das atividades nos espaços de Cultura e Esportes

Divulgação

Mesmo diante da situação delicada que o Brasil tem passado por causa da pandemia de Covid-19 e a quarentena decretada em todo o Estado de São Paulo, a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer de Guararema prosseguiu com suas ações inteiramente dedicadas aos guararemenses. Para falar sobre essas melhorias nas quadras poliesportivas, campos e adaptações das atividades Culturais e Esportivas da cidade, a redação do Jornal O Novo teve a oportunidade de entrevistar a Secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Jussara Zatsuga. Jussara tem um currículo extenso, sendo que já estudou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Bras Cubas e na Faculdade do Clube Náutico Mogiano, além de ter desenvolvido um papel importante no Fundo Social de Solidariedade de Guararema.

Em nossa conversa, ela fala sobre o começo da pandemia, os protocolos de segurança para a prática de lazer nos espaços públicos da cidade e também as etapas para o retorno das aulas e oficinas gratuitas da cidade. Confira como foi o nosso papo:

Sabemos que durante o período em que os espaços ficaram fechados, a secretaria realizou benfeitorias nos espaços públicos. Pode nos contar como foi?

“Quando avaliamos que o retorno não seria tão breve, aproveitamos para realizar um cronograma de melhorias nas quadras poliesportivas e campos. O trabalho segue em andamento, mas já realizamos reforço da pintura nas quadras dos bairros Vale dos Eucaliptos, Ipiranga, Nogueira e na quadra junto à Escola Municipal Keisaburo Honda, onde também foi implantada iluminação de LED. Outros espaços receberão nova pintura nos próximos dias, como a quadra da Freguesia da Escada, da Cerejeira, do Colônia, Parateí/Galeto e Jardim Luiza. Além disso, todos os campos passaram por reformas''.

É possível a população já usufruir desses espaços que já estão prontos?

“Todas as quadras já estão abertas para uso da população. Já os campos, estão disponíveis para os campeonatos em andamento”.

Mesmo com a pandemia, sabemos que a secretaria de cultura, esportes e lazer não parou suas oficinas culturais e esportivas. Conta pra gente como foi esse período.

“Seguindo as determinações dos Decretos Estaduais e Municipais, as atividades presenciais da Secretaria foram interrompidas. Procurando minimizar o prejuízo dos mais de 2300 alunos matriculados e para garantir a renda dos 36 oficineiros, decidimos proporcionar as Oficinas Culturais e Esportivas de forma remota, via internet. Assim, ajudamos a manter a saúde física e mental de todos nesse período tão difícil de isolamento social”.

Como tem sido o retorno das oficinas/ aulas?

“Com a maior flexibilização pelo avanço da cidade para a Fase Verde do Plano São Paulo do Governo do Estado, e de acordo com o Decreto Municipal Nº 3938, as Oficinas Culturais e Esportivas da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, assim como algumas das atividades da Estação Literária, retornaram de forma presencial no dia 13 de outubro, respeitando os rígidos protocolos da vigilância sanitária. Consideramos que a adesão dos alunos tem sido boa e de maneira gradual”.

Outro lugar muito frequentado pela população é a Estação Literária. Como os moradores podem frequentar com toda segurança?

“Os munícipes sentiram muita falta da Estação Literária nos últimos meses. Como o espaço é mais amplo e sempre contou com circulação de muitas pessoas nas suas atividades, o retorno da Estação Literária (também no dia 13 de outubro), tem sido com muito cuidado. No momento, somente retornamos com o empréstimo de livros e DVDs e uso da lan house com acesso restrito e também seguindo os protocolos. As demais atividades serão retomadas de acordo com futura maior flexibilização''. 

Como estão os horários de funcionamento da Estação Literária, assim como os demais serviços da secretaria de cultura, esportes e lazer? Pode deixar os contatos?

“A Estação Literária está funcionando e terça a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados e feriados, das 10h às 18h. Qualquer dúvida quanto ao horário ou serviços, o contato é 4695-3871 e a Estação fica na Rua 19 de Setembro, 233 – Centro. Já para informações sobre as Oficinas Culturais, o Centro Cultural funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Praça Cel. Brasílio Fonseca, 54 – Centro e o telefone é 4695-1793. Para informações sobre as Oficinas Esportivas, o atendimento no Espaço de Esportes, na Rua d’Ajuda, 60 – Centro, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e o telefone é 4693-3601. Estamos de portas abertas para receber a população, com toda cautela e os protocolos sanitários”.