Iniciando bem 2019, com Planejamento Financeiro

As festas de final de ano, presentear a todos que você considera importante, viagem de férias, impostos e taxas indispensáveis em todo começo de ano, entre vários outros gastos, podem se tornar um pesadelo para o nosso bolso.
Talvez o período mais crítico para as finanças familiares e pessoais, não importa qual seja sua renda, se não houver um planejamento você dificilmente irá atingir os seus objetivos de ano novo.
Sabemos da importância que é se organizar e planejar de maneira mais coerente possível o seu orçamento, ainda mais no final/início do ano, quando entra uma graninha extra como o 13º salário, mas isso pode ser um perigo, pois causa a falsa impressão de termos dinheiro de sobra e assim podemos extrapolar um pouco.
Os especialistas costumam frisar a importância de guardar o 13º para as contas de janeiro, é fundamental reservar pelo menos 40% para os tributos obrigatórios que vem no começo do ano como o IPTU, IPVA e os gastos com material escolar, além de que, quem paga a vista ganha mais desconto.     
Uma dica preciosa que vou te dar, querido leitor, é a criação de planilhas mensais, onde incluem suas despesas básicas e seus gastos a mais, elas devem incluir todos os membros da família, de filhos até animais domésticos, todas as despesas devem estar presentes. É importante que se estabeleça um limite para todos e para incentivar a participação dos familiares, indico que pequenos prêmios sejam colocados ao final de cada mês. Assim, aqueles que se manterem dentro do objetivo iram ganhar uma recompensa e se sentiram motivados a manter a meta para o próximo mês.
Na matéria de volta as aulas da edição deste sábado,12 de janeiro, iremos abordar o aumento que os materiais escolares sofreram no início de 2019, chegando ao máximo de 10% em relação ao ano passado, é importante que você pesquise bastante antes de adquirir os itens solicitados pela escola, a diferença de preço pode ser gritante de um comércio para outro.
Não deixe de conferir a matéria completa na página 03.