Daniel Ruziska

A Páscoa e a Ceia

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 1 ano

em

A Páscoa e a Ceia

Foto: Reprodução / Biblioteca do Pregador

Lendo o texto do livro de Êxodo capítulo 12 encontraremos a narrativa dos últimos momentos do povo de Deus presos e escravos no Egito. Nos versos 3 e 5 Deus dá ordens para Moisés e Arão para separarem um cordeiro sem defeito e na noite em que antecede a libertação matarem o cordeiro e com seu sangue marcarem os batentes das portas de suas casas para que a marca do sangue sirva de sinal e a morte não entrasse em suas casas matando os seus primogênitos.


Essa foi a marca da promessa de Deus a Moisés para o povo hebreu preso e escravo no Egito e mais, Deus pede para que eles celebrem esta data nas suas gerações em memória da grande libertação. A todos os que obedeceram às instruções dadas por Deus a Moisés e Arão foi poupado seus primogênitos e receberam a liberdade para saírem do Egito, da escravidão imposta por Faraó.

Jesus em Mateus 26-26 está celebrando com seus discípulos a Páscoa, o memorial da libertação do povo hebreu do Egito. E nesse momento Jesus anuncia uma nova Páscoa. Uma ceia de libertação através da sua morte, o Cordeiro de Deus que tira todo o pecado do mundo. Que liberta de toda a prisão, de toda escravidão e toda a morte eterna. Ele toma o pão e vinho Mt 26-28 e diz: porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.

Neste momento Jesus celebra uma nova aliança em seu sangue para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna no céu.

A todos que receberem Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, recebem o seu sangue, recebem a marca da promessa em sua casa espiritual. Recebem a marca do sangue de Cristo no seu coração que é a porta da sua casa espiritual. Jesus Cristo é nossa Páscoa, Ele nos libertou do Egito para a terra prometida, Ele nos libertou da morte para a vida eterna. E hoje nós celebramos a ceia do Senhor como memorial da nossa libertação. Jesus Cristo é a nossa Páscoa.

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.