Cultura

'Suzanime' reúne mais de 1,5 mil pessoas em dois dias de evento

Evento geek teve shows musicais e desfile de cosplayers ao longo do final de semana

Redação

Publicado

há 2 anos

em

'Suzanime' reúne mais de 1,5 mil pessoas em dois dias de evento

Foto: Julia Amaral/Cultura Suzano

A primeira edição do festival de cultura geek "Suzanime", ocorreu no último final de semana, em Suzano, com múltiplos convidados e a participação de mais de 1,5 mil pessoas. Com atividades realizadas no sábado (20/08), no Casarão das Artes, e no domingo (21/08), na Praça dos Expedicionários. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura oportunizou momentos de festa e alegria para diversos públicos, mesmo com o intenso frio registrado durante as apresentações.

A abertura oficial do evento no Casarão das Artes, foi com a banda Senpai Old School, grupo geek especialista em temas vocais de animes e jogos com experiências em algumas das maiores convenções do gênero do Brasil. Após essa ação, o primeiro dia de evento seguiu com um bate-papo especial com os influenciadores do YouTube, que são Matheus Joyboy, do canal AllBlue; Guto Barbosa, criador do canal Cronosfer;  e a dupla Tony Bleick e Elvis Ventura, do canal Heróis e Mais, com momentos de histórias, piadas e muita interação.

No domingo, a Praça dos Expedicionários recebeu uma série de apresentações musicais. No período da manhã, os participantes acompanharam uma exibição de taikô, típico instrumento de percussão japonês, em homenagem aos cem anos do processo de imigração a Suzano. Posteriormente, foi a vez do grupo Akatsuki Band agraciar os presentes com uma série de versões próprias de temas de abertura e encerramento clássicos, de produções como Power Rangers, Cavaleiros dos Zodíaco e Naruto. Encerrando a participação musical, a Hyper Sonora Orchestra, reproduziu músicas clássicas de filmes e games, com um toque erudito para emocionar a todos.

O grande momento que encerrou o evento foi o desfile de cosplayers, que reuniu artistas profissionais e amadores de todo o Alto Tietê para exibir suas fantasias e trabalho. Com personagens das mais variadas mídias, sendo avaliados pelos jurados do festival. O grande vencedor do concurso foi o jovem Hércules Pinheiro, que representando o icônico vilão da franquia de filmes "Sexta-Feira 13", Jason Voorhees, recebeu a honraria máxima no alto do pódio. 

O segundo lugar ficou com Juliana Mendes, que se produziu como Sakura Kinomoto, protagonista do anime "Sakura Card Captors", enquanto a terceira posição ficou com Paulo Vitor dos Santos, representando o assassino de aluguel, John Wick, personagem da franquia de filmes do mesmo nome estrelada por Keanu Reeves.

Continuação para 2023

De acordo com o secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito, Walmir Pinto, a boa presença do público na primeira edição do evento abre portas para a continuidade da ação em 2023. "Trouxemos grandes atrações que fizeram a festa de todos, com shows musicais, bate-papo, com youtubers e muita interação, especialmente com os cosplays incríveis que tivemos por aqui.", relatou.

Para o prefeito, Rodrigo Ashiuchi, a organização do evento propiciou grande presença do público, mesmo com o frio registrado em ambos os dias. "Vimos muitos jovens se divertindo com os amigos e criando novos vínculos a partir da cultura pop e, por isso, temos orgulho em dizer que somos uma cidade que recebe e respeita todas as formas de expressão”, afirmou.