Cultura

Instagram anuncia período de testes no Brasil

Instagram anuncia período de testes no Brasil

O Instagram anunciou nessa semana o início de mais um período de testes no Brasil. Agora, apenas o dono do perfil poderá visualizar o número de curtidas e o engajamento de suas fotos e seus vídeos na rede social. Enquanto o Instagram muda, os influenciadores digitais adaptam sua rotina de trabalho como podem ao novo ciclo da rede social. O fim das curtidas tem como objetivo promover um maior bem-estar aos usuários da plataforma, diminuindo efeitos psicológicos, reduzindo a ansiedade e promovendo o uso da sua plataforma de maneira mais regrada e saudável. O universitário Gabriel Mesquita, além do seu trabalho formal investe em suas redes sociais gerando conteúdos variados. Ele frisa que apesar dos likes serem importantes para visibilidade das marcas, é importante manter a saúde mental e também a qualidade dos conteúdos criados. “É uma via de mão dupla que para mim parece muito promissora. Agora que o foco da plataforma sairá das métricas de número de curtidas, me sinto mais confortável em investir em conteúdo de qualidade que favoreçam a interação do que fazer publicações clichês para segurar a quantidade de ‘likes’” afirma. Além disso, os influenciadores que estão começando uma carreira agora vão poder se destacar mais facilmente na multidão de criadores de conteúdo. “É um momento promissor para influenciadores que estão começando na plataforma mostrarem sua identidade e construírem seu público” completa. A psicóloga Daniela Oliveira afirma que a ação é mais benéfica do que maléfica, pois a partir dessa mudança os usuários passa a ter outras perspectivas. “Acompanhar a vida perfeita nas redes sociais deixou de ter o percentual abrangente, passou a desconstruir o exibicionismo e a competição irreal para alcançar o outro e não a si mesmo”. A psicóloga ainda alerta para a saúde mental dos usuários que se veem reféns da exposição no Instagram. “O aspecto negativo de lidar com a frustração de não ser mais os ‘likes’ e ser somente o ser humano real que é, construir sua autoimagem além do que os outros veem, com menos ego e mais existir” completa. No início, as marcas que investem nos influenciadores em suas vendas, terão de se adaptar internamente em suas metodologias, analisando os conteúdos para continuarem alcançando seu público. “Quanto às marcas, ainda não sei como funcionará o ‘follow up’ do engajamento mas acredito que o mercado vai se adaptar para acompanhar essas métricas. Esse momento é a chance de gerar um conteúdo confortável e transparente para criar uma base de seguidores que realmente gostam do nosso conteúdo” finaliza.