Cultura

O Carnaval chegou, passou mas não foi só confetes, bebedeira e curtição

Ana Luiza Moreira

Publicado

há 4 anos

em

O Carnaval chegou, passou mas não foi só confetes, bebedeira e curtição

Apesar de apreciarmos o carnaval pela riqueza de cores e ritmos que ele traz para as ruas das cidades brasileiras, a festa é muito mais do que um feriado prolongado ou um momento de descanso que é feito para confraternizar com o que diversas pessoas consideram como o “real” começo do ano.

Muitas escolas de samba, trios elétricos e até mesmo foliões utilizam o carnaval para transmitir suas mensagens de conscientização e crítica social, mas o Carnaval 2020 foi um dos mais expressivos neste sentido. Alguns dos enredos dos desfiles de São Paulo e Rio de Janeiro abordaram questões importantíssimas como intolerância, fake news, educação, aquecimento global, desigualdade social e política, mostrando que assuntos como racismo, machismo e homofobia são temas que precisam ser discutidos e que essas pautas não estão sendo esquecidas em épocas de ‘pão e circo’.

A escolha dos temas enriquece ainda mais essa folia cultural que celebra a diversidade e o pluralismo brasileiro, sendo uma forma excelente de começar o ano de 2020, através da revisão de conceitos e da reflexão sobre as maneiras como podemos contribuir para melhorar nossa educação, saúde, meio ambiente e nossa política, já que este é um ano de eleição.

A jornalista Ana Luiza Moreira é formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), é desenvolvedora do Portal Freaks! e atua como redatora do Jornal O Novo.