Conexão Esportiva

A contribuição da Campanelli para evolução dos gramados esportivos 

Tecnologia, experiência e profissionalismo ajudam diversos clubes a aperfeiçoar a grama das arenas gradativamente

Adriano Leite

Publicado

há 1 ano

em

A contribuição da Campanelli para evolução dos gramados esportivos 

Divulgação

A modernização das arenas esportivas, com destaque para qualidade dos gramados, é ponto fundamental para o sucesso dos clubes e para a beleza do espetáculo. E no País do Futebol, a cada temporada, surgem novos investimentos e projetos que contemplam técnicas modernas de implantação e conservação desenvolvidas por empresas especializadas, como a Campanelli Gramados Esportivos e Áreas Verdes, que há mais de 40 anos, presta serviços de referência em todo o Brasil.

Sediada em Mogi, a Campanelli possui em seu portfólio “cases” como as Arenas Pernambuco, Fonte Nova, Barueri, Baixada, Fonte Luminosa, Centros de Treinamentos de equipes da Série A, entre outros. Com a evolução dos métodos e recursos, a discussão sobre a qualidade dos gramados passou a ter ainda mais evidência entre todos os setores envolvidos no esporte profissional. Esse fator vai muito além da plástica da partida, pois está associado à prevenção de lesões, tempo de bola rolando, desempenho tático, técnico e físico, entre outras vantagens.

“Um gramado uniforme, homogêneo, de superfície regular, com altura de corte constante, possibilita uma jogabilidade e rolagem da bola com maior velocidade e qualidade. Gramados com altura de corte elevada tendem a dificultar a rolagem da bola, tornando o jogo mais truncado e lento, proporcionando maior cansaço aos atletas”, enfatiza Matheus Ortega, Engenheiro Agrônomo da Campanelli. 

Matheus explica que a grama Ryegrass (a mesma da Premier League), é muito utilizada aqui no Brasil nas regiões Sul e Sudeste durante o outono/inverno, numa prática chamada “overseeding” ou semeadura de inverno, sobre o gramado existente.

“Em razão das nossas características climáticas, não é possível a sua utilização em todas as regiões do país em épocas de temperaturas mais altas, a não ser que utilizemos de outras tecnologias para fornecer condições favoráveis para seu desenvolvimento, o que na maioria das vezes se torna inviável”, completa.

Jornalista apresentador do Programa Conexão Esportiva; Prefeito por 2 mandatos de Guararema/SP; atual Secretário Executivo do CONDEMAT - Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê