Mogi das Cruzes
Agentes de trânsito de Mogi passam por capacitação com especialista nacional em legislação
Curso promovido pela Prefeitura tem carga horária de 84 horas e é ministrado por Julyver Modesto, referência no setor

Publicado
há 6 anosem
Por

Agentes municipais de trânsito da Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciaram nesta segunda-feira (30/06) o curso “Ampliação de competências do agente de trânsito”, promovido pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito. A capacitação é ministrada por Julyver Modesto de Araújo, considerado uma das maiores referências do país em legislação de trânsito.
Com carga horária de 84 horas-aula, o curso acontece de forma híbrida: são 48 horas presenciais e outras 36 horas em videoaulas gravadas. O conteúdo abrange temas como legislação atualizada, fiscalização de documentos e veículos, identificação veicular, fiscalização de alcoolemia, técnicas de abordagem, defesa pessoal e gerenciamento de conflitos.
Segundo o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ary Kamiyama, a capacitação atende a uma demanda antiga da categoria. “O trânsito, como todas as leis, é alterado e evolui o tempo todo. Precisamos estar atualizados para realizar o nosso trabalho da melhor maneira. Para isso, é necessário capacitação e treinamento, que era uma das principais demandas dos agentes municipais de trânsito e que conseguimos atender com um curso ministrado por uma das maiores referências no Brasil”, afirmou durante a aula inaugural.
Ao todo, duas turmas serão formadas, totalizando 60 profissionais beneficiados. Serão capacitados 54 agentes municipais de trânsito, além de três guardas civis municipais e três policiais militares. Cada turma, com 30 alunos, participará da capacitação durante uma semana.
Entre os destaques da formação está a atividade prática voltada à fiscalização de alcoolemia. Com as mudanças recentes na legislação, os agentes municipais também passaram a ter competência para atuar nessa área, que antes era restrita a órgãos estaduais.
O professor Julyver Modesto celebrou o início da capacitação e a valorização da categoria. “Os agentes de trânsito vão ficar atualizados com tudo o que mudou na legislação. Tenho certeza que será uma virada de página na vida profissional e eles estarão mais capacitados e com mais conhecimento”, disse. Ele tem mais de duas décadas de experiência, participação direta no Sistema Nacional de Trânsito e mais de 30 obras publicadas sobre o tema.