Folia de Reis de Jacareí acontece dia 26 de janeiro

Arquivo Pessoal

A Festa da Folia de Reis acontece todos os anos na cidade de Jacareí, geralmente no último sábado de janeiro, os participantes vão às ruas atrás de arrecadações em prol da Igreja Católica de São Silvestre, esse ano a estrela do oriente, chegará à cidade no dia 26 de janeiro.
A Folia de Reis é uma festa de origem portuguesa e chegou ao Brasil no século XVIII, festa religiosa de origem europeia, ela foi trazida pelos colonizadores portugueses. Porém, em Portugal a festa tinha o objetivo de divertir o povo, entre os brasileiros a folia passou a ter um caráter mais religioso, marcando, para os católicos, também o fim dos festejos natalinos, quando são desfeitas as decorações, desmontados os presépios e guardados os enfeites de Natal.
Sendo uma das festas mais ricas do folclore brasileiro, a Folia de Reis é composta por personagens (mestre, contramestre, três Reis Magos, palhaços e foliões) que realizam performances ao som do violão, sanfona, pandeiro, reco-reco, entre diversos outros instrumentos musicais. Os festeiros entoam versos que anunciam o nascimento do menino Jesus e homenageiam os Reis Magos. A Festa de Santos Reis ou Folia de Reis, como é mais conhecida, é uma manifestação cultural em comemoração a Epifania do Senhor, que nada mais é que a comemoração no dia 6 de janeiro.
Os participantes da Folia de Jacareí, já conseguiram arrecadar um total que custeasse a festa, com direito a jantar e bebidas paramais de 280 participantes e ainda foi doado o total de R$1.500 para a Igreja Católica de São Silvestre.