Cinema
Cinema; Mostra em Guararema permite aos visitantes criarem suas próprias animações
Público da exposição gratuita “Maleta Mágica 2ª Edição” tem acesso a conhecimentos e vivências

Com o objetivo de apresentar o cinema de animação a crianças e adolescentes, estimulando habilidades em diferentes áreas do conhecimento, a “Exposição Maleta Mágica – 2ª Edição” estará em Guararema neste sábado (16/8), aberta ao público das 13h às 18h, na Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas, Rua Doutor Silva Pinto, 176, Centro, com entrada gratuita. A mostra iniciou as atividades na cidade na quarta-feira (13), com visitas de escolas até sexta (15), mediante agendamento prévio.
O projeto é viabilizado por meio da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), com patrocínio da Mars. A idealização é do Térreo Estúdio, e a realização da 3 Apitos Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução. Conta também com apoio da Prefeitura de Guararema e da Secretaria Municipal de Educação.
A exposição aborda o cinema de animação de forma acessível e lúdica, apresentando conceitos técnicos e estimulando a criatividade dos participantes. Segundo os organizadores, a animação pode ser trabalhada de forma interdisciplinar: na criação de roteiros, há aprendizado em língua portuguesa; ao contabilizar quadros e organizar espaços, desenvolvem-se conceitos de matemática; ao entender luz, lentes e materiais, aplicam-se conteúdos de ciências; e, nas construções manuais e cenográficas, a expressão artística é incentivada.
A experiência começa com a exibição de objetos ópticos primitivos, como o Zootrópio e o Praxinoscópio. Durante as oficinas práticas, os participantes têm contato com técnicas como o Pixilation, na qual eles próprios se tornam os objetos animados, e o Taumatoscópio, brinquedo que será produzido individualmente.
Um dos destaques é o uso das “Maletas Mágicas” — caixas adaptadas que funcionam como pequenos estúdios portáteis de animação. Cada maleta guarda cenários e personagens feitos de materiais reciclados. Com a ajuda de smartphones e software específico, as crianças podem criar seus próprios filmes, registrando as cenas quadro a quadro.
“Quando a criança tem contato com a arte da animação, ela desenvolve habilidades em todas as áreas do conhecimento, pois é uma linguagem totalmente interdisciplinar”, afirma Mateus de Jesus, do Térreo Estúdio. “É possível aprender português, na criação de roteiros; matemática, contabilizando quadros por segundo; artes, ao criar cenários e personagens; além de aprimorar a compreensão espacial, numérica, humanística e social.”
Guilherme Mello, produtor da 3 Apitos Cultura, destaca o potencial criativo: “Ao abrir a Maleta Mágica, ela se transforma em um cenário para a captação de imagens e guarda diversos objetos e personagens. São vários cenários disponíveis, como floresta, fazenda, praia e cidade, para que a criançada solte a imaginação.”
Leonardo Magnin, também produtor do projeto, reforça o poder transformador da animação: “A arte da animação traz a possibilidade de criar novas realidades, aumentando a capacidade criativa e permitindo enxergar um mundo mais justo e sustentável.”
Já para o arte-educador Glauco Paiva, monitor do projeto, entender como os conteúdos audiovisuais são construídos pode transformar a percepção de mundo: “Os jovens estão cada vez mais imersos nesse universo. Compreender esse processo pode gerar insights que permanecem para a vida inteira.”
Mais informações sobre o projeto “Maleta Mágica” podem ser obtidas pelo site https://www.maletamagica.com.br/ ou pelas redes sociais oficias da iniciativa: https://www.facebook.com/expo.maletamagica e https://www.instagram.com/expo.maletamagica/.