Dados indicam que o número de brasileiros que decidiram deixar o país aumentou em 2019

Segundo a Declaração de Saída Definitiva, que é registrada pela Receita Federal, o número de pessoas que deixou o Brasil em 2019 apresentou um crescimento de 125% em relação aos outros anos (de 2013 até 2019). Um fator interessante é que o perfil das pessoas que buscam continuar a vida em outro país mudou, pois antes os brasileiros que queriam morar fora do país eram em sua maioria pessoas solteiras e recém graduadas, agora, os principais grupos de saída definitiva são compostos por famílias e pessoas que já possuem mestrado.

Muitos fatores influenciam na decisão das pessoas de ir embora, sendo o principal deles o fato de muitos enxergarem em outros países mais oportunidades, como por exemplo: educação igual e de qualidade, desenvolvimento econômico e geopolítico, boa saúde e oportunidades de emprego.

Infelizmente o Brasil peca quando o quesito é igualdade, já que nem o básico é oferecido para todos. A melhor forma de analisar esses dados é tirar deles a mensagem óbvia: é preciso mudança! É necessário investimento em todas as esferas que são alicerces para a construção deste país, que está em eterno desenvolvimento e nunca chega lá. Quem sabe assim as pessoas passem a querer ficar no Brasil.