Mogi das Cruzes
Mogi é pioneira na implementação do Plano de Integridade e combate à corrupção
Prefeita Mara Bertaiolli sancionou ontem (1º) projeto de lei, na presença do controlador geral do Estado, Wagner Rosário

Mogi das Cruzes deu ontem (1º) um importante passo no combate à corrupção e garantia da integridade, transparência e ética na gestão pública. A prefeita Mara Bertaiolli sancionou o Plano Municipal da Integridade. A ação é pioneira no Alto Tietê e segue os parâmetros do Plano na esfera federal e estadual.
A solenidade contou com a presença do controlador geral do Estado de São Paulo, Wagner de Campos Rosário, vereadores e secretários municipais, juristas, representantes da OAB e entidades de classe. Na oportunidade, a prefeita também realizou a entrega simbólica do Código de Ética dos Servidores Públicos Municipais ao presidente da Câmara, vereador Francimário Vieira, o Farofa. A proposta será deliberada pelo Legislativo Municipal nos próximos dias.
“Tenho convicção de que estamos fazendo a diferença e criando, na data de hoje, mais um marco para a nossa cidade, reforçando nosso compromisso com a transparência, a lisura nos atos, a prevenção e o combate à corrupção na esfera pública”, afirmou a prefeita.
“E este trabalho é de todos nós: do Comitê Gestor criado no início do ano para analisar todos os contratos e fornecedores vigentes; da Secretaria de Governo e Transparência, que implementou mais esta ferramenta; de todos os servidores e secretariado, dos vereadores que apoiaram a iniciativa, entidades de classe e Controladoria Geral do Município e do Estado, que estiveram ao nosso lado, atuando pelo bem público, deste o início”, complementou.
O Plano de Integridade Municipal foi concebido em parceria com a Controladoria do Estado e Município, garantindo as melhores referências não só para o projeto, mas para o Código de Ética também.
“É preciso ter lisura no ato público e acompanhar a criação e desenvolvimento deste Plano em Mogi das Cruzes é motivo de grande orgulho e alegria para mim. Com dados abertos e transparência é possível acompanhar a aplicação dos recursos públicos e dos impostos que pagamos. Tenho certeza que a Prefeitura Municipal está aqui para fazer o seu melhor. A Controladoria Geral do Estado está à disposição”, afirmou o controlador.
Entre os principais pontos do projeto está a criação do Comitê de Integridade, órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, responsável pela coordenação, supervisão e avaliação do Programa e do Plano de Integridade. A lei detalha prevêr ainda a execução de ações concretas, metas, indicadores e responsabilidades para cada eixo temático.
O vice-prefeito Teo Cusatis lembrou que o plano deverá ser revisado periodicamente, garantindo que o programa se mantenha relevante e eficaz. “Estamos trabalhando muito, com muita seriedade e buscando as melhores referências para sermos exemplo em gestão, ética e responsabilidade com a nossa cidade”
A execução do plano poderá ser acompanhada pela sociedade civil, através do Portal da Transparência, no endereço eletrônico: https://dadosabertos.mogidascruzes.sp.gov.br/plano-municipal-integridade.