HC de Suzano abre 30 novos leitos para o tratamento de Covid-19

A admissão dos pacientes no Hospital das Clínicas, assim como em outros da região, será feita pela rede CROSS

Reprodução

O Hospital das Clínicas, em Suzano, abriu novos leitos para o tratamento da Covid-19, nesta segunda-feira, 12. A ampliação dos leitos só foi possível por conta de uma parceria firmada entre o Condemat - Consórcio de Desenvolvimento do Alto Tietê com o Governo do Estado de São Paulo. Ao todo são 20 leitos de UTI e outros 10 de enfermaria.

No último domingo, os prefeitos Rodrigo Ashiuchi (Suzano), presidente do Consórcio, Luís Camargo (Arujá) e Marcia Bin (Poá), acompanhados do secretário executivo do Condemat, Adriano Leite, foram recebidos pelo superintendente do Hospital das Clínicas, Antônio José Rodrigues Pereira, para a última vistoria na ala que abriga os novos leitos.

Com a ampliação, a estrutura hospitalar, que já realizava internações em enfermaria, passa a dispor de 50 leitos Covid-19 (sendo 20 de UTI) no Bloco C. "Depois de tantas dificuldades que passamos nos últimos dias, essa ampliação de leitos representa a esperança para toda a região", disse o prefeito de Arujá, Luís Camargo.  

A prefeita de Poá, Marcia Bin também enalteceu a conquista. "Essa ampliação de leitos vai servir como uma espécie de Hospital de Campanha para a região e será muito importante no acolhimento e devida assistência aos pacientes de Poá e região", disse.

Esta é a segunda parceria do Consórcio com o Governo do Estado para viabilizar a ampliação de leitos. No caso do HC, a união de esforços possibilitou a contratação da organização social para administração e gerenciamento de profissionais, num investimento de cerca de R$ 3,8 milhões, com 19% dos custos absorvidos pelos municípios através do Consórcio.

O Condemat também aportou R$ 185 mil nas instalações do novo sistema de oxigênio do Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti, em Mogi das Cruzes, para a ampliação de 60 leitos Covid-19, totalizando 90 – 40 de UTI e 50 de enfermaria. Atualmente estão ativos 38 leitos de Enfermaria e 10 de UTI, com programação de abertura de mais 10 UTI nesta semana e o restante ainda neste mês.  

O prefeito de Suzano, agradeceu o empenho dos prefeitos para a ampliação da capacidade hospitalar na região. "Esta conquista é fruto de uma somatória de esforços dos prefeitos da região, que estão trabalhando incansavelmente, sempre priorizando os cuidados com a população";

A admissão dos pacientes no HC Suzano, assim como em outros da região, será feita pela rede CROSS - Central de Regulamentação de Ofertas de Serviços de Saúde, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde.