Alto Tietê

Governo de São Paulo declara ponto facultativo em meio à greve no transporte público e outros setores nesta terça (28)

A decisão visa minimizar os impactos na população diante da paralisação de serviços essenciais e reagendamento de atividades afetadas

Gabriella Barrachi

Publicado

há 1 ano

em

Governo de São Paulo declara ponto facultativo em meio à greve no transporte público e outros setores nesta terça (28)

Foto: João Pedro de Oliveira

O governo de São Paulo declarou ponto facultativo para todos os serviços públicos estaduais na capital paulista nesta terça-feira (28), em meio à aprovação de uma greve pelos funcionários da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e da Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos (CPTM). A medida oficial será publicada no Diário Oficial do Estado.

Outras categorias, como os trabalhadores da Sabesp, profissionais da educação e funcionários da Fundação Casa, também decidiram aderir à greve.

O governo afirmou, por meio de um comunicado, que a medida tem como objetivo minimizar os prejuízos à população resultantes da paralisação feita pelos sindicatos, garantindo o reagendamento de consultas, exames e demais serviços agendados para o dia da greve. Os reagendamentos serão garantidos para as consultas nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) da capital paulista e em outras unidades de saúde estaduais, bem como para o atendimento nos postos do Poupatempo.

Os estudantes inscritos no Provão Paulista, cujo exame estava programado para iniciar em 28 de novembro, terá suas provas reagendadas para o dia seguinte, 29 de novembro. O governo destacou que os profissionais da educação estão excluídos do ponto facultativo, pois todos estão envolvidos na preparação do Provão no dia 29.

Em conformidade com a decisão judicial, 70% dos trens da CPTM deverão operar nos horários de pico, e 50% nos demais períodos, sob pena diária de R$ 30 mil ao sindicato. A greve resultará na paralisação das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô, bem como nas linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM. Apenas as Linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, administradas por iniciativa privada, funcionarão normalmente.