A secretária municipal de administração de Suzano Cintia Renata Lira, publicou em seu Instagram um desabafo na tarde desta quarta-feira (6). Na postagem, a secretária acusa seu pai José Renato da Silva, vice-presidente do PL, que está afastado do cargo, e ex-presidente da Câmara de Suzano, de abusar sexualmente das netas, quando elas tinham 6 e 7 anos de idade.
Cintia relatou que também sofria abuso na infância pelo pai, mas que decidiu manter a violência que sofreu em segredo por medo. “Esse pensamento continuou até o dia em que eu descobri que ele, meu pai, também tinha abusado das minhas filhas. Sem dúvidas, foi o pior dia da minha vida. Parecia que o mundo era apenas um campo magnético que me puxava para baixo. Não sabia sequer que direção tomar. Relembrar esse dia dói mais do que relembrar o próprio abuso que sofri. Como ele pôde? Com minhas filhas? Por semanas senti vergonha, culpa e fragilidade, tristeza e indignação. A coragem que nunca tive enquanto filha, tive enquanto mãe."
Segundo a polícia, uma das filhas de Cíntia foi ouvida no dia 8 de abril de 2022, e dias depois, o inquérito foi aberto. No site do Tribunal de Justiça de São Paulo consta que o ex-vereador responde a um processo por estupro de vulnerável.
A secretária afirma que apenas ela e o pai sabiam do abuso sofrido por ela, mas que preferiu manter o silêncio com medo do que poderia acontecer: “Com o passar do tempo acreditei que poderia esquecer, apagar as imagens da minha mente e seguir como se nada tivesse acontecido. Apesar de nunca ter tocado nesse assunto com ninguém, ele me assombrava todos os dias".
No dia 6 de abril, um documento da Justiça Eleitoral aponta que José Renato se afastou do cargo de vice-presidente do PL.
Em nota, o deputado estadual André do Prado (PL), informou que José Renato era funcionário do gabinete da Liderança do Partido Liberal na Assembleia Legislativa, mas que, depois da denúncia foi protocolada a exoneração do ex-vereador.
“Recebi a informação com indignação e estarrecimento. A violência sexual contra vulneráveis é o mais repudiável dos crimes e exige uma postura austera. O caso segue em segredo de Justiça. Me solidarizo e deixo expresso meu total apoio às vítimas", disse o deputado na nota.
Cintia afirma que apesar da decisão de falar sobre o caso ser difícil, é necessário tornar ele público. “Existe muita especulação sobre o assunto. Mas essa é a verdade. Foi difícil chegar até aqui e enfrentar tudo de frente. Mas, após pensar muito, cheguei à conclusão de que falar publicamente poderia ajudar mais pessoas, mais crianças, mais mulheres."
Nota de esclarecimento na íntegra - Deputado Estadual André do Prado
O senhor José Renato da Silva era funcionário do gabinete da Liderança do Partido Liberal (PL) na Assembleia Legislativa e não exercia função de chefia no meu gabinete.
Após a denúncia feita na Delegacia da Mulher de Suzano, no dia 12 de abril, imediatamente, foi protocolada a exoneração do senhor José Renato e, ato contínuo, publicada no dia seguinte, dia 13 de abril, no Diário Oficial, no caderno do Poder Legislativo.
Recebi a informação com indignação e estarrecimento. A violência sexual contra vulneráveis é o mais repudiável dos crimes e exige uma postura austera. O caso segue em segredo de Justiça. Me solidarizo e deixo expresso meu total apoio às vítimas.