Alto Tietê

Escolas de Suzano contam com detectores de metais 

A previsão é que os equipamentos sejam instalados e comecem a ser utilizados nas unidades escolares até o final de abril

Leticia Faria

Publicado

há 1 ano

em

Escolas de Suzano contam com detectores de metais 

Reprodução/Freepik

A Prefeitura de Suzano anunciou que as escolas e creches da rede municipal contarão com detectores de metais. A administração adquiriu 100 aparelhos e recebeu outros 50 por meio de doações. A previsão é que os equipamentos sejam instalados e comecem a ser utilizados nas instituições até o final de abril.

A cidade de Suzano adquiriu 100 escâneres detectores de metais, ao custo de cerca de R$ 17 mil, para reforçar a segurança das unidades de ensino municipais. Além disso, outros 50 aparelhos foram recebidos por doação e serão utilizados em todas as escolas públicas municipais, incluindo creches comunitárias. Com isso, a cidade agora conta com um total de 150 escâneres para garantir a segurança da comunidade escolar.

A previsão é que os novos equipamentos comecem a ser utilizados nas próximas semanas, oferecendo mais tranquilidade para alunos e funcionários. Além disso, o Poder Executivo de Suzano tem planos de doar 50 aparelhos para as escolas estaduais da região, em parceria com o governo de São Paulo, ampliando ainda mais a cobertura de segurança nas unidades de ensino.

O importante a destacar é que os alunos e funcionários das escolas e creches não serão submetidos à análise do equipamento. Os detectores de metais serão utilizados para monitorar os visitantes que não fazem parte da rotina de cada unidade escolar. Agentes de segurança escolar serão treinados para operar os equipamentos e garantir que a segurança da comunidade escolar seja mantida de forma efetiva

A Prefeitura de Suzano tem adotado uma série de medidas para reforçar a segurança na rede municipal, sendo a aquisição de detectores uma delas. Além disso, foi realizado um curso de formação para agentes de segurança escolar, cujo objetivo é fortalecer as orientações sobre o sistema de monitoramento das unidades educacionais. A atividade ocorreu no dia 12 de abril e os participantes receberam informações detalhadas sobre a estrutura de comunicação da escola com a equipe de apoio da área de segurança do município.

Na mesma semana, mais especificamente na segunda-feira (10), foi iniciada a operação "Escola Segura". Essa ação consiste na visita de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), a todas as unidades da rede municipal de ensino, contando com equipes de todos os grupamentos. A iniciativa visa garantir a segurança das escolas e dos alunos. Além disso, a presença dos guardas municipais próximos às unidades escolares permite uma resposta mais rápida e efetiva a qualquer alerta de segurança, como o acionamento de um botão de pânico, seja pela Central de Segurança Integrada (CSI) ou diretamente pela corporação, possibilitando uma intervenção mais ágil.

Entre todas essas medidas já mencionadas, a Prefeitura também anunciou a convocação de mais 40 candidatos aprovados no último concurso público para integrar a Guarda Civil Municipal (GCM), fortalecendo ainda mais a segurança não apenas nas escolas, mas em toda a cidade. Além disso, será criado um novo grupamento para promover rondas escolares, garantindo a proteção dos alunos e dos profissionais da educação.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, reiterou o compromisso da administração municipal em preservar a rotina escolar e assegurar um ambiente seguro para todos os envolvidos. "Estamos investindo na capacitação dos agentes das unidades escolares, ajustando a rotina da GCM e adquirindo equipamentos de última geração para detectar qualquer situação anormal nas escolas. Queremos proporcionar um ambiente de aprendizado tranquilo e seguro para os alunos de nossa cidade", afirmou o prefeito.

Proteger as crianças e adolescentes tornou-se ainda mais importante após os últimos acontecimentos de violência envolvendo escolas, como o caso do aluno de 13 anos que matou uma professora com facadas e feriu outros dois alunos e três professoras. Essa situação resultou em perdas para as famílias e gerou grande preocupação em toda a sociedade.