Alto Tietê

Construção da DDM em Ferraz de Vasconcelos segue sem data de inauguração

A unidade contará com profissionais selecionados para atuar em cargos como delegada, escrivã e investigadora

Leticia Faria

Publicado

há 1 ano

em

Construção da DDM em Ferraz de Vasconcelos segue sem data de inauguração

Foto: Reprodução / Freepik

A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), de Ferraz de Vasconcelos, ainda não tem uma data definida para inauguração, de acordo com informações da Secretaria do Estado da Segurança Pública (SSP). Em setembro do ano passado, o então governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, assinou o decreto que estabelecia a instalação da unidade na cidade. 

A construção do prédio, em Ferraz, está em fase de planejamento e negociações com a prefeitura para a utilização de um prédio adjacente à Delegacia Central da cidade. A unidade contará com profissionais selecionados para atuar em cargos como delegada, escrivã e investigadora. Ainda não há previsão para o início do atendimento ao público, mas o processo de licitação para a realização da obra está em andamento.

A estrutura da Delegacia Central da cidade poderá auxiliar nas atividades investigativas da DDM. O projeto de recomposição e valorização policial da SSP prevê concursos para a seleção de mais de 8 mil policiais, incluindo 2.750 para a Polícia Civil, e a expansão dos atendimentos está prevista para o 2º semestre de 2023.

Atualmente, das dez cidades do Alto Tietê, apenas quatro contam com DDMs em funcionamento, e a região teve o segundo maior número de feminicídios em 2022. A implantação da Delegacia de Defesa da Mulher na cidade é importante para oferecer apoio às vítimas de violência doméstica e garantir a proteção dos direitos das mulheres na região.

Atendimento 24h 

O presidente Lula sancionou em abril o projeto que estabelece o funcionamento ininterrupto das Delegacias de Defesa da Mulher em todo o país, incluindo domingos e feriados. A lei foi proposta em 2020 pelo senador Rodrigo Cunha e já foi aprovada pelo Senado em março. Atualmente, apenas 11 das 140 DDMs em São Paulo funcionam 24 horas por dia.