Alto Tietê

Caderno de Negócios é lançado em Guarulhos 

Ele reúne um conjunto de informações para atrair novos investimentos para o Alto Tietê; o evento aconteceu nesta quarta (30)

Lívia Rios

Publicado

há 2 anos

em

Caderno de Negócios é lançado em Guarulhos 

Prefeitos do Alto Tietê destacam a importância do Caderno de Negócios / Foto: Reprodução/Instagram 

O Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) realizou nesta quarta-feira (30), no Teatro Adamastor, em Guarulhos - São Paulo, o lançamento do Caderno de Negócios, que reúne um conjunto de informações importantes para atrair novos investimentos. A cerimônia de apresentação contou com a presença de prefeitos da região, autoridades, parceiros, além de empresários e diversos outros convidados.

O presidente do Condemat e também prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti, destaca a relevância do Caderno para a divulgação dos municípios. “Esse é um mapa do tesouro de como chegar nas cidades e de que maneira investir em cada uma delas. Precisamos pensar estrategicamente como região e bloco. A melhor política pública que existe é gerar empregos. Para isso, é preciso ser um facilitador de agendas positivas para que os industriais, investidores e comerciantes tenham vontade de investir, gerar emprego, renda e pagar impostos para que as cidades se desenvolvam", relata. 

Além disso,  em uma fala divulgada no Caderno de Negócios, Guti diz que cada município possui suas particularidades, porém, todos contribuem para que as regiões se tornem cada vez mais competitivas e se destaquem como uma das principais opções para a valorização de investimentos e empreendedorismo.

Outra pessoa a falar sobre o lançamento foi a diretora de distribuição da EDP São Paulo, Cristiane da Costa Fernandes. Ela disse que os consórcios são essenciais para o desenvolvimento regional. "O Condemat tem um histórico de ações pragmáticas e de resultados que fazem com que seja reconhecido como consórcio de referência no cenário nacional".

Este projeto foi desenvolvido com a participação de parceiros, como a multinacional Suzano, Sicredi, EDP, CMP Business Solutions, CIEE e Sincomércio, além do apoio de Murc, Senac e Caixa. A diretora de negócios do Sicredi Progresso PR/SP, Carina Vargas, aproveitou para discorrer  sobre a  relevância do Caderno de Negócios. “Não temos dúvidas sobre como essa Região é promissora. O lançamento deste Caderno traz muito além de indicadores econômicos, mostra o potencial e a representatividade das cidades".

O evento contou ainda com uma palestra, cujo tema era sobre "Cenário econômico global e nacional: impactos e perspectivas para a Região em 2023", do doutor em economia e professor associado da Fundação Dom Cabral, Carlos Braga. 

Sobre o Caderno 

O Caderno de Negócios do Condemat reúne as mais variadas informações e os diferenciais das cidades que compõem o Alto Tietê, sendo Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano.

Além disso, são destacados pontos importantes sobre as regiões, como localização, indústria, comércio e serviços, agricultura, turismo, educação e dados econômicos.

Em entrevista ao O Novo, o prefeito de Guarulhos, o Guti (PSD), de Guararema, José Luiz, o Zé (PL), de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (PODE) e o secretário executivo do Condemat, Adriano Leite, falaram um pouco sobre os benefícios que o Caderno de Negócios agregará para as cidades. 

Para Guti, presidente do Consórcio, a partir do momento que se possui um mapeamento de como cada cidade funciona, os investidores desenvolvem uma visão qualificativa.

O prefeito de Guararema, o Zé, disse que o Caderno irá facilitar as apresentações do que há na cidade. “Quando chegar um empresário em Guararema, teremos o que mostrar para ele, isso porque o Condemat é representatividade.”

Já para o prefeito de Mogi, Caio Cunha, com o novo acesso pela Ayrton Senna, isso poderá potencializar mais a região no quesito de industrialização.

Por fim, o secretário executivo do Condemat, Adriano Leite, disse que com esse ‘guia comercial’ será mais fácil destacar os setores, como também os pontos positivos das cidades para aqueles que chegarem. “Ele é, sem dúvida, nosso expoente.”

Lívia Rios é estudante de comunicação social • Jornalismo;

Além de repórter e apresentadora do jornal O Novo.