Alto Tietê recebe novo lote de vacinas e dá início a cadastro de idosos a partir de 69 anos

Com o avanço na campanha de vacinação, a região pretende finalizar a aplicação da segunda dose em idosos de 74 a 77 anos

Vitória Mikaelli/ Prefeitura Municipal de Guararema

Os municípios do Alto Tietê e a cidade de Guarulhos, receberam nesta terça-feira (23/03) o 11º lote de vacinas contendo 67.020 da vacina do Instituto Butantã, a CoronaVac. A nova remessa irá permitir o avanço na campanha de vacinação para idosos de 69 a 71 anos, além de finalizar a aplicação da segunda dose para idosos de 74 a 77 anos.

Desde janeiro, a região recebe doses da vacina contra a covid-19 e até o momento totaliza 327.513 doses recebidas, sendo que 87% são CoronaVac e o 13% da AstraZeneca.

“Os municípios estão avançando com a imunização para novos grupos, sem encerrar o grupo anterior e prioritário, que são os trabalhadores da saúde. Conseguimos imunizar todos que estão na linha de frente no atendimento à pandemia, porém ainda restam trabalhadores que têm direito à vacina”, disse a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde, Adriana Martins.

Mesmo com o avanço na imunização e com a ampliação da faixa etária de idosos atendida, a coordenadora lamenta pela falta de respostas do Estado no pedido por novas doses específicas para a finalização do grupo de trabalhadores da saúde.

No início de fevereiro foi apontado um deficit de 25% de vacinas para imunização deste público em sua totalidade. Porém, até o momento, não houve nenhum retorno do Estado, que deu por encerrado o envio de doses para o grupo.

Os municípios devem se organizar para dar início à imunização de idosos entre 69 e 71 anos a partir da semana que vem.

Confira o quantitativo por município:

Reprodução/ Consórcio de Desenvolvimento do Alto Tietê - Condemat

Guararema

Segundo a Secretaria de Saúde, a previsão é de que as pessoas nessas faixas etárias, que forem devidamente cadastradas, comecem a receber as doses a partir da próxima semana. O cadastramento de idosos com idade entre 75 e 76 anos já está disponível no link http://bit.ly/2OeO1C5.

“É muito importante que os familiares e amigos ajudem os idosos a se cadastrarem corretamente. Esse é um sistema que tem como objetivo evitar aglomerações e otimizar o processo de imunização”, afirma a secretária de Saúde, Adriana Martins.

Cadastramento

Após o cadastro, havendo vacinas disponíveis, equipes da Pasta entram em contato para agendar um dia e um horário para aplicar a dose. Dessa forma, a pessoa cadastrada, no dia e horário correto, deve ir à Central de Vacinação Coronavírus (Rua Doutor Armindo, 567, no bairro Nogueira) munida dos documentos necessários (originais e cópias).

É preciso levar um documento com foto contendo o número do CPF (original e cópia), o Cartão Nacional de Saúde (original e cópia) e comprovante de residência atualizado (original e cópia).

Idosos com 77 anos ou mais, que ainda não foram vacinados, podem ser cadastrados para o recebimento da primeira dose. Para este público, os formulários continuam disponíveis no site da Prefeitura (www.guararema.sp.gov.br), na aba “Cadastramento para Vacinação da Covid-19”.