Mogi das Cruzes
Mogi das Cruzes reforça parceria com o Governo do Estado de São Paulo para alavancar desenvolvimento econômico
Prefeita Mara Bertaiolli recebe o Secretário Jorge Lima em encontro com empresários para apresentar potencial da cidade e discutir projetos estratégicos para o município

Em um evento marcado pelo diálogo entre o poder público e o setor produtivo, Mogi das Cruzes recebeu nesta quarta-feira (23/07) o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima. A visita oficial teve como objetivo fortalecer parcerias, apresentar os diferenciais logísticos do município e aproximar o Governo do Estado das demandas e vocações regionais.
O encontro foi realizado no recém-oficializado Prédio II da Prefeitura de Mogi das Cruzes, localizado na Rua Francisco Franco, nº 133, no Centro espaço conhecido como Pipa Hub. A escolha do local reforça a proposta de integrar inovação, gestão pública e desenvolvimento econômico em um mesmo ambiente.
A recepção foi conduzida pela prefeita Mara Bertaiolli, que destacou a importância da reaproximação institucional com o Governo de São Paulo, especialmente com o apoio do governador Tarcísio de Freitas. “Queremos recolocar Mogi das Cruzes no mapa do desenvolvimento. Somos uma cidade com localização estratégica, mão de obra qualificada e empresários que querem investir. Esta é uma gestão aberta ao diálogo e comprometida com o futuro”, afirmou a prefeita.
Ao lado da chefe do Executivo, participaram da abertura o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sadao Sakai, e o secretário adjunto da pasta, Cláudio Costa, responsáveis pela apresentação institucional do convidado Jorge Lima. Engenheiro de formação, Lima tem longa trajetória no setor privado e atualmente é o responsável pelas políticas de desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo. Também estiveram presentes representantes da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, incluindo o presidente da Casa, vereador Farofa, evidenciando a união entre os poderes em apoio ao crescimento local.
Durante a apresentação, foram destacados dados que posicionam Mogi das Cruzes como um polo estratégico para investimentos. Com uma população de 451.505 habitantes, segundo o Censo 2022, a cidade é a 50ª mais populosa do Brasil. Possui área territorial de 712,541 km², conta com 11 distritos e abriga quatro polos industriais. A combinação entre localização privilegiada, infraestrutura disponível e base territorial robusta oferece um ambiente propício para a instalação de empresas e a expansão de cadeias produtivas.
Em sua fala, o secretário Jorge Lima enfatizou a necessidade de interiorizar o desenvolvimento econômico em São Paulo, que ainda é fortemente concentrado na capital e na região metropolitana. “Não existe desenvolvimento sem um triângulo formado por educação, desenvolvimento econômico e inclusão social. A pergunta que me move é: por que ainda não somos uma potência? A resposta é: podemos ser”, afirmou. Para Lima, cidades como Mogi das Cruzes têm papel essencial nesse processo de descentralização, especialmente por sua estrutura logística e vocação industrial.
Encerrando o encontro, o secretário reforçou a importância do planejamento, da gestão eficiente e da parceria com o setor privado. “São Paulo, se fosse um país, seria a 20ª economia do mundo. A responsabilidade é imensa mas a oportunidade também. Vamos juntos!”, concluiu.
O evento marcou mais um passo importante na agenda de desenvolvimento de Mogi das Cruzes, ao alinhar os esforços do município, do Governo do Estado e do setor empresarial para promover crescimento econômico, geração de empregos e novas oportunidades para a população.