Cultura
Mogi das Cruzes recebe Jornada do Patrimônio com três dias de arte e história
Evento gratuito celebra importância da ferrovia no desenvolvimento paulista, com oficinas, visitas guiadas e feira gastronômica

Entre os dias 1º e 3 de agosto, Mogi das Cruzes será palco da Jornada do Patrimônio, evento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo com correalização da Prefeitura Municipal. A iniciativa oferece uma programação gratuita que une arte, cultura e educação patrimonial.
Neste ano, o foco do projeto é destacar o papel da malha ferroviária na formação e crescimento das cidades paulistas. Em Mogi, as atividades ocorrerão em dois pontos históricos: o Casarão do Carmo e a Estação e Museu Ferroviário "Dorival Sebastião", no distrito de Sabaúna.
Ao todo, serão nove atrações artísticas, incluindo oficinas, debates e apresentações. Entre os destaques estão o Roteiro do Patrimônio e o Roteirinho do Patrimônio, que promovem visitas guiadas com enfoque na história local e na relevância da ferrovia para a cidade.
“É uma alegria Mogi ser uma das 40 cidades do Estado contempladas para sediar a Jornada do Patrimônio. A ação incentiva o turismo e valoriza os programas de educação patrimonial que já desenvolvemos”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Guilherme Dela Plata.
A Jornada do Patrimônio é realizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), com gestão da Associação Paulista dos Amigos da Arte.
A programação completa do evento nos 40 municípios participantes está disponível em https://amigosdaarte.org.br/jornadadopatrimonio/2025.