Guararema
Prefeitura de Guararema intensifica ações de prevenção contra febre maculosa
Campanha alerta moradores sobre cuidados em áreas de risco e orienta a buscar atendimento médico diante de sintomas

A Prefeitura de Guararema reforçou neste período do ano a campanha de prevenção à febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato-estrela e causada por bactérias do gênero Rickettsia. Informações sobre prevenção e sintomas estão disponíveis no Cesap e nas UBS Lambari e Jardim Dulce, além das redes sociais oficiais do município.
Segundo o Ministério da Saúde, a sazonalidade da febre maculosa em São Paulo ocorre entre maio e outubro, quando há maior circulação do carrapato vetor. Em Guararema, placas de alerta foram instaladas em áreas próximas ao rio Paraíba do Sul, onde o parasita é mais frequente. A população também é orientada a não alimentar animais silvestres, como capivaras, e manter a higiene dos animais domésticos.
A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que moradores que frequentaram áreas de risco, como margens de rios, represas, matas ou pastos, e apresentarem febre, dor de cabeça, mal-estar ou dores musculares procurem imediatamente atendimento médico. Em caso de picada, o carrapato deve ser removido com pinça, mergulhado em álcool e a área higienizada.
Entre as medidas de proteção estão o uso de roupas claras e compridas, inspeção do corpo e das roupas após visitas a locais de risco, manutenção constante de propriedades rurais e proteção dos animais de estimação.
O município também realiza manejo ambiental, com visitas e orientações em áreas com casos suspeitos, e manejo clínico, por meio da atualização dos protocolos de atendimento e investigação laboratorial. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4693-8040.