Nacional

Deputada pede suspensão da imunização; Governo do estado de SP diz que a vacina em crianças não tem relação com parada cardíaca

A deputada Carla Zambelli pediu a suspensão da vacinação em crianças menores de 11 anos por irregularidade na aplicação

Redação

Publicado

há 2 anos

em

Deputada pede suspensão da imunização; Governo do estado de SP diz que a vacina em crianças não tem relação com parada cardíaca

Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

O governo do estado de São Paulo informou na tarde de hoje (20) que o Centro de Vigilância Epidemiológica concluiu não haver relação entre a vacinação contra a covid-19 e a parada cardíaca que sofreu uma criança de 10 anos após ser imunizada na cidade de Lençóis Paulista (SP).

De acordo com o governo, a análise realizada por mais de dez especialistas apontou que a criança tem uma doença congênita rara, desconhecida até então pela família, que desencadeou o quadro clínico.

A vacinação em crianças começou a pouco tempo e tem gerado muita discussão a respeito da confiabilidade da aplicação do imunizante no público infantil.

Como é o caso da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) que enviou um ofício ao Ministério da Saúde e à Anvisa pedindo a suspensão da aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças menores de 11 anos até a reavaliação da segurança.

A congressista argumenta que a aplicação que está sendo feita em Lucena (PB), em João Pessoa, são com doses para adultos da vacina Pfizer.

Em nota divulgada à imprensa, Carla defende a “adoção de medidas seguras e eficazes no combate à pandemia”, mas defende que, “em 1º lugar, deve ser priorizada a plena segurança de todos aquele que optem por receber a imunização”.

O advogado-geral da União, Bruno Bianco, enviou também uma petição para o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão da vacinação infantil, pois de acordo com o documento enviado por ele, 58 mil crianças e adolescentes tomaram doses do imunizante fora dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra Covid-19.

Os órgãos oficiais estão apurando os dois casos e não se manifestaram sobre as petições até o fechamento desta nota.