Guararema

Dupla é detida com drogas no centro de Guararema

A PM apreendeu embalagens de maconha, cocaína, dinheiro e celulares encontrados com o jovem maior de idade

Larissa Martins

Publicado

há 5 anos

em

Dupla é detida com drogas no centro de Guararema

Na noite de terça-feira, 6, por volta das 20h, o Centro de Segurança Integrada (CSI) identificou dois jovens circulando em atitude suspeita no centro de Guararema.
A Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local onde estariam os suspeitos, que ao avistarem uma viatura se aproximando, entraram rapidamente em um estabelecimento comercial, onde os policiais os abordaram e os levaram para a parte externa. 
Os policiais abordaram os dois jovens e, no bolso do mais velho, de 21 anos, foram encontrados sete embalagens de cocaína e três de maconha, além de uma certa quantia em dinheiro e um celular. Mas, com o mais novo, um garoto de 17 anos, não foi encontrado nenhum objeto ilícito.
Foi realizada ainda uma busca no estabelecimento, onde encontraram mais duas embalagens de maconha  que segundo os policiais, o jovem maior de idade tentou esconder quando entraram com pressa no comércio. 
A partir dessas evidências os policiais deram voz de prisão em flagrante para os dois indivíduos, onde foi qualificado o crime de tráfico de drogas; desta forma os meninos foram levados para a Delegacia de Polícia de Guararema.
Ao chegarem à delegacia, o delegado confirmou a voz de prisão do jovem de 21 anos com base na constatação dos fatos e das evidências, como as drogas que foram encontradas com o rapaz. Os policiais disseram que ele confirmou a posse de uma embalagem de maconha apenas, mas negou estar com as demais substâncias. Ainda assim, o indivíduo não se pronunciou a respeito da procedência do que carregava.
Os objetos encontrados com ele foram apreendidos.
O responsável do jovem menor de idade foi contatado e compareceu à delegacia, ele confirmou que o filho é menor de idade e teria ido com o amigo que o acompanhava até Mogi das Cruzes ou Jacareí, para comprar drogas, pois é usuário. Porém, a história não coincide com o que os garotos relataram à polícia, o mais velho teria dito que encontrou o mais novo perto de alguns prédios no Bairro Nogueira. Enquanto o jovem de 17 anos alegou, na presença do pai, que teria ido até Mogi para encontrar sua namorada e quando retornava, encontrou o colega no ônibus, sendo assim os dois desceram juntos em Guararema, quando os policiais os abordaram, mas nada ilícito foi encontrado em posse dele.
Apesar das versões diferentes, os dois rapazes alegaram à polícia não ter presenciado a revista um do outro.
As imagens do CSI foram o ponto chave para a visualização dos garotos suspeitos que circulavam no centro da cidade e deste modo a Polícia Militar, assim que acionada, pôde entrar em ação.
O garoto menor de idade foi liberado com o responsável que compareceu à Delegacia de Polícia de Guararema, porém o mais velho ficou detido.
Na manhã da quarta-feira, 7, o preso foi ouvido na audiência de custódia, que é um direito penal para qualquer pessoa que seja detida em flagrante, onde ela tem o direito de ser ouvida por um juiz, caso considere alguma ilegalidade na sua prisão. Após a audiência, o ato do delegado foi mantido e o jovem foi levado para o Centro de Detenção Provisória, onde permanecerá preso. 
 

Larissa Martins é repórter no Jornal O Novo.