Unidade foi arrombada na noite de segunda-feira (06/01); expediente será retomado nesta quarta-feira (08/01) após reparos e reorganização dos serviços
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Botujuru, em Mogi das Cruzes, precisou suspender os atendimentos nesta terça-feira (07/01) devido aos danos causados por um arrombamento seguido de furto. Durante a invasão, realizada na noite anterior, foram levados 15 computadores usados no suporte administrativo e operacional da unidade.
A secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi, destacou o impacto negativo do crime para os pacientes da rede pública. "Este tipo de ocorrência prejudica diretamente o atendimento, atrasando agendamentos e comprometendo a qualidade do serviço. Pedimos que a população colabore denunciando ações criminosas", alertou.
Os pacientes que tinham consultas ou procedimentos marcados para esta terça-feira foram informados por telefone sobre a necessidade de reagendamento, conforme explicou Juliana Alves Romagnolo, diretora da rede básica de saúde do município. “Estamos trabalhando para reparar os estragos e remanejar computadores de outras unidades, permitindo a retomada das atividades nesta quarta-feira (08/01)”, afirmou.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, com apoio do Setor de Inteligência. O secretário municipal de Segurança, coronel Gilberto Ito, informou que o local possui câmeras de monitoramento, mas carece de integração com o Centro de Operações Integradas (COI), o que dificulta a resposta rápida a incidentes. Segundo ele, a ampliação desse sistema está sendo planejada para melhorar a segurança em toda a rede.
A UBS, localizada na rua Frei Bonifácio Harink, 313, na Vila São Paulo, é uma das principais portas de entrada para os serviços públicos de saúde em Mogi das Cruzes, oferecendo consultas, procedimentos de enfermagem e vacinação.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4761-6337.