MED - Adriano MED - Adriano

Mogi das Cruzes

Prefeitura de Mogi das Cruzes estuda modernizar merenda escolar com alimentos higienizados e embalado

Parceria com entidades nacionais propõe modelo mais saudável, sustentável e com menos desperdício para os mais de 47 mil alunos da rede municipal

Sara Virginia

Publicado

há 1 mês

em

Prefeitura de Mogi das Cruzes estuda modernizar merenda escolar com alimentos higienizados e embalado

Divulgação

A Prefeitura de Mogi das Cruzes deu um importante passo para voltar a ser referência nacional no fornecimento de merenda escolar. Representantes de instituições ligadas à agricultura e alimentação – como o Instituto Brasileiro de Hortaliças (IBRAHORT), a Comissão Nacional de Vegetais Frescos e Higienizados (CNVEG) e a Associação Paulista de Horticultura (APHORTESP) – se reuniram com o vice-prefeito Teo Cusatis e secretários municipais para apresentar uma proposta inovadora ao município.

A ideia é modernizar a merenda escolar servida aos mais de 47 mil alunos da rede municipal, adotando um modelo sustentável, com alto valor nutricional e menor desperdício. Na prática, os alimentos como hortaliças, legumes e verduras passariam a ser processados, higienizados, congelados e embalados antes de serem distribuídos às escolas, eliminando a manipulação direta dos produtos in natura.

A reunião contou com a participação da secretária municipal de Educação, Darly Aparecida de Carvalho; da secretária de Gestão e Contratações Públicas, Claude Mary de Moura; do secretário de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo; da secretária-adjunta Mariana Fraga e de representantes do Departamento de Alimentação Escolar (DAE).

Para o presidente da CNVEG, Paulo Romano Schincariol, a proposta pode impactar positivamente os hábitos alimentares das famílias. “Avançamos em alimentação quando criamos o hábito nas crianças de consumir verduras, legumes e hortaliças. Elas serão os consumidores do futuro, com um olhar mais saudável e sustentável”, afirmou.

A presidente da APHORTESP, Thaís Copola, destacou a eficiência do modelo: “Trata-se de uma ação inovadora que visa eliminar a manipulação dos produtos in natura, garantindo menos desperdício e, por consequência, mais economia, agilidade na entrega e melhor aproveitamento dos alimentos”.

Já Manoel Oliveira, diretor do IBRAHORT, afirmou que a instituição está pronta para colaborar: “Estamos prontos para contribuir com tecnologia e conhecimento para tornar esse projeto referência em todo o Brasil”.

A secretária de Educação, Darly Carvalho, reforçou que a alimentação escolar também cumpre um papel educativo. “Estamos caminhando para transformar a merenda em uma ferramenta pedagógica e de bem-estar. Esse é um passo decisivo para oferecer uma alimentação que educa, nutre e respeita o meio ambiente, além de atender às normas que reduzem o esforço físico das merendeiras e o desperdício de alimentos.”

O secretário Renato Abdo também elogiou a proposta: “Trata-se de um grande avanço rumo à construção de uma alimentação escolar mais saudável, com incentivo à produção local, aproveitamento integral dos alimentos e foco na segurança alimentar dos nossos alunos”. Para a secretária Claude Mary de Moura, a proposta pode colocar Mogi das Cruzes na vanguarda: “Higienizar e embalar produtos da merenda, em especial verduras e legumes, é uma tendência – e podemos ser pioneiros nisso”.

banner-onovo

Sou uma profissional de alta performance com habilidades em comunicação e gerenciamento de processos. Versátil e dedicada, encaro desafios com paixão. Minha formação em Gerenciamento de Processos me especializou em otimização e gestão eficiente para alcançar metas organizacionais. Atualmente, atuo como jornalista digital deste portal, produzindo conteúdo e gerenciando suas redes sociais. Além da carreira, sou casada e mãe de dois meninos.

EVVE BANNER MED - Adriano