Mogi das Cruzes

Operação Tapa-Buraco tapa 16 mil buracos em Mogi

O programa da Secretaria de Infraestrutura Urbana foi intensificado desde março

Redação

Publicado

há 1 ano

em

Operação Tapa-Buraco tapa 16 mil buracos em Mogi

Foto: Warley Kenji/PMMC

A Operação Tapa-Buraco em Mogi das Cruzes ultrapassou os 16 mil atendimentos em cinco meses de reforço. Entre 6 de março e 30 de julho, foram 16.084 buracos tapados, beneficiando 1.343 vias do município. 

Somente na última semana foram tapados 795 buracos em 81 ruas da cidade. Dentre os principais locais atendidos estão a Vila Brasileira, o Conjunto do Bosque e Jardim Primavera, respectivamente com as ruas Maria Bertolina de Oliveira, Silvestre e Horácia de Lima Barbosa. 

“A malha asfáltica da cidade é muito antiga e por isso esses reparos são necessários, para garantir a segurança e fluidez das vias. A operação Tapa-Buraco é uma ação complementar ao Programa Nova Mogi, que faz a recuperação asfáltica dos principais corredores viário da cidade, sempre mapeamento as vias para planejar a atuação das equipes de forma regional e, assim otimizar os serviços”, explica o secretário de Infraestrutura Urbana, Alessandro Vieira (veja aqui informações sobre o Programa Nova Mogi; https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/programa-nova-mogi-avanca-com-recuperacao-asfaltica-no-centro-e-em-cezar-de-souza). 

A Operação Tapa-Buraco, realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, foi intensificada desde 6 de março, quando quatro novas equipes passaram a reforçar os serviços, totalizando sete frentes de trabalho. Cada equipe da operação conta com 10 toneladas de massa asfáltica diária para a realização da manutenção. 

A Operação Tapa-Buraco é realizada ao longo de todo o ano, em toda a malha viária pavimentada do município. Antes de entrar em qualquer via, as equipes fazem o mapeamento das condições em cada local e, com isso, conseguem identificar o número de buracos a serem tapados em cada rua atendida. É importante lembrar que todo serviço de solo depende diretamente das condições climáticas para que seja realizado. Em dias chuvosos, não há viabilidade técnica para as equipes atuarem. Por isso, são feitos ajustes no cronograma sempre que necessário.

A definição da ordem de atendimento obedece a levantamentos próprios da Secretaria de Infraestrutura Urbana e também a pedidos de manutenção feitos pela comunidade. O canal oficial para que o cidadão registre solicitações junto à Prefeitura é a Ouvidoria, pelo telefone 156, ou por meio do aplicativo Colab.