Mogi das Cruzes

Novo projeto de lei visa a segurança de Mogi

O projeto em análise pelos vereadores propõe aumentar o efetivo da corporação de guardas municipais para 402, caso seja aprovado

Leticia Faria

Publicado

há 1 ano

em

Novo projeto de lei visa a segurança de Mogi

Foto: Divulgação/PMMC

Um projeto de lei para o aumento efetivo da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes foi encaminhado pelo prefeito Caio Cunha à Câmara Municipal, na última terça-feira (6). O envio do documento e a assinatura ao Poder Legislativo foram realizados durante reunião com o vereador Maurino Silva, presidente da Comissão de Transporte e Segurança Pública. A ação visa oferecer mais segurança a todos os moradores da cidade.

O projeto, que ainda será analisado pelos vereadores, caso seja aprovado, permitirá que o efetivo da corporação passe a contar com 402 guardas municipais, uma vez que seriam criados 48 novos cargos para a Guarda Municipal. Atualmente, o contingente é de 254 profissionais.

A ampliação do número de guardas municipais em Mogi  é uma das medidas adotadas pela Prefeitura como parte de um conjunto de ações na área de segurança pública. No mês de março, 28 novos profissionais foram incorporados para atuar nas ruas da região.

Além do aumento no efetivo, a corporação recebeu oito novas viaturas, que foram destinadas à Ronda Ostensiva Municipal, à Patrulha Maria da Penha e ao patrulhamento de áreas. O investimento nessas viaturas foi de R$ 2.280.590,50. Além disso, estão previstas a entrega de 12 novas motocicletas, para reforçar o trabalho nas ruas.

A Prefeitura também tem investido em tecnologia no campo da segurança. Foram instalados 40 totens de segurança em Mogi, sendo 10 em praças e áreas públicas, e 30 próximos a escolas. Esses totens são monitorados na Central de Monitoramento de Totens, localizada no segundo andar do prédio da instituição.

Outra ação em andamento é a substituição de 118 câmeras de monitoramento antigas por modelos modernos, tanto na região central como em bairros da cidade. Esse processo teve início em abril e está cerca de 80% concluído. Além disso, a Prefeitura planeja implantar uma barreira eletrônica com câmeras nas entradas e saídas do município.

"O fortalecimento da Guarda Municipal é um compromisso da administração, e ampliar o efetivo da corporação faz parte deste trabalho, junto com o investimento em novos equipamentos, treinamento e tecnologia.", finalizou Caio Cunha, o prefeito.