Mogi das Cruzes
Jundiapeba tem inscrições abertas para 150 vagas em cursos gratuitos de qualificação
Aulas começam em 19 de maio na Praça da Cidadania; capacitações são voltadas à geração de renda e inserção no mercado de trabalho

A Escola de Qualificação Profissional, instalada na Praça da Cidadania, em Jundiapeba, está com inscrições abertas até o próximo dia 12 para cursos gratuitos de capacitação voltados à geração de renda. As aulas terão início em 19 de maio e seguirão até 6 de junho.
São 150 vagas divididas em 10 cursos diferentes. Com 80 horas/aula, há turmas para Cuidador de Idosos e Pedreiro – Construtor de Alvenaria (manhã). Outras opções, com 60 horas/aula, são Assistente de Logística (tarde), Barbeiro (manhã) e Manicure e Pedicure (tarde). Já os cursos de Tranças Afro e Turbantes (manhã), Alongamento de Cílios (tarde), Confeitaria Avançada – Bolos Decorados (manhã), Panificadora Básica (manhã) e Confeitaria Básica (manhã) têm carga horária de 20 horas.
Para se inscrever, é preciso ter a partir de 18 anos e acessar o site do Fundo Social do Estado de São Paulo (www.cursofussp.sp.gov.br). Também é possível fazer a inscrição presencialmente na Praça da Cidadania, na Avenida Lourenço de Souza Franco, 1.030, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O prédio da Escola de Qualificação Profissional conta com salas equipadas para os cursos, copa, lavanderia, área de esterilização, depósito e sanitários adaptados. O local ainda oferece uma horta e um canteiro de obras voltado ao curso de construção civil.
Os cursos são voltados a moradores em situação de vulnerabilidade social, com foco na autonomia financeira por meio do empreendedorismo e da entrada no mercado de trabalho.
Além da escola, a Praça da Cidadania também oferece estrutura para esportes, lazer e serviços à população. Com mais de 4 mil m², o espaço inclui quadras poliesportiva e de futebol society, pista de skate, academia ao ar livre, playground, pista de caminhada, área de jogos e salas multiuso.
A presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Maira Cusatis, reforça a importância da parceria com o Fundo Social do Estado. “Uma de nossas principais missões é promover o bem-estar social na cidade, e os cursos profissionalizantes gratuitos são essenciais para qualificação de mão de obra e geração de renda”, afirmou.