100 dias de mara - MOBILE

Mogi das Cruzes

Mogi destaca avanços no Meio Ambiente e Proteção Animal nos 100 primeiros dias da gestão da prefeita Mara

Prestação de contas evidencia ações em sustentabilidade, proteção animal e licenciamento ambiental

Pedro Henrique

Publicado

há 3 horas

em

Mogi destaca avanços no Meio Ambiente e Proteção Animal nos 100 primeiros dias da gestão da prefeita Mara

Divulgação/PMMC

A Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou, nesta quinta-feira (8), o balanço dos primeiros 100 dias da gestão na área de Meio Ambiente e Proteção Animal. Em evento realizado no Prédio II da administração municipal, foram destacados avanços em diversas frentes, como educação ambiental, gestão de resíduos, arborização, proteção animal e licenciamento.

A prefeita Mara Bertaiolli participou da apresentação e destacou os resultados obtidos até o momento. “Foram 100 dias de muito trabalho, muita dedicação e entregas. Esta semana, por exemplo, anunciamos um investimento de R$ 260 milhões em saneamento básico, o maior da história da cidade no setor”, afirmou, ressaltando que a pauta ambiental é prioridade em sua gestão.

Durante a apresentação, a secretária municipal Patricia Cesare, ao lado da equipe técnica da pasta, detalhou as principais ações realizadas e as próximas metas. Entre os destaques está a criação do programa “Seu Amigo Pet”, que inclui mutirões de castração para tutores inscritos no CadÚnico, feiras de adoção, pontos de arrecadação de tampinhas e doação de ração. Em duas edições já realizadas, mais de 700 animais foram castrados. A próxima ação está marcada para 22 de maio, em Jundiapeba.

Também houve recadastramento de ONGs, protetores independentes e voluntários, além da criação do Banco de Ração do Município, que distribui alimentos e itens para pets a famílias em situação de vulnerabilidade.

Na área de gestão de resíduos, os primeiros 100 dias resultaram na destinação de 1,4 mil toneladas de materiais para reciclagem ou reúso. Dentre os itens, destacam-se 243,5 toneladas de papel e papelão, 139,2 toneladas de metais, 103 toneladas de plástico, 98,3 toneladas de vidro e 727 toneladas de madeira. Óleo de cozinha, pneus, isopor e gesso também foram contabilizados.

Outra frente com avanços foi o licenciamento ambiental. O departamento passou por uma reestruturação para zerar pendências e digitalizar processos. Desde o início da gestão, foram recebidos 105 novos processos, com 205 tramitados e 71 concluídos. O sistema também começou a se integrar ao SIG (Sistema de Informações Geográficas) e ao sistema de autorizações do IBAMA.

O setor de arborização teve reforço nos mutirões de poda de árvores em parceria com a EDP, especialmente em áreas com risco elétrico. Foram mais de 450 árvores podadas e 63 intervenções emergenciais. Já o Parque Centenário passou por revitalização completa após os danos causados pelas chuvas de verão, com mutirões de manutenção e fechamento às segundas-feiras para conservação.

Entre os próximos passos, estão a retomada do Projeto Município Verde Azul, ações no Junho Eco Sustentável e iniciativas para que Mogi das Cruzes se torne uma cidade “lixo zero”, com foco em políticas públicas sustentáveis e inclusivas.

EVVE BANNER 100 dias de mara - MOBILE