MED - Adriano MED - Adriano

Mogi das Cruzes

Novo sistema viário redesenha mobilidade urbana de Mogi das Cruzes

Com criação da Via Parque 1, reorganização do tráfego e nova ponte estaiada, cidade aposta em plano moderno para resolver gargalos históricos na região da rotatória do Habib’s

Sara Virginia

Publicado

há 23 horas

em

Novo sistema viário redesenha mobilidade urbana de Mogi das Cruzes

Foto: O Novo

A Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou o Novo Sistema Viário da cidade, um conjunto de obras estruturantes que promete transformar a mobilidade urbana na região da Praça Kazuo Kimura — conhecida como rotatória do Habib’s. O local é hoje um dos maiores gargalos de trânsito do município, por concentrar o fluxo de vias como as avenidas Francisco Rodrigues Filho, Manoel Bezerra Lima Filho e a rua Yoshiteru Onishi, além de importantes equipamentos urbanos como o Terminal Rodoviário, a Estação Estudantes da CPTM e o principal shopping da cidade.

O projeto, elaborado a partir de um estudo técnico completo, traz três grandes intervenções que vão reorganizar o trânsito local de forma definitiva e preparar a cidade para o crescimento urbano e a chegada do trem até Cezar de Souza. A proposta é moderna, funcional e de longo prazo.

Via Parque 1: nova ligação viária

A primeira transformação será a criação da Via Parque 1, que conectará a Avenida Francisco Rodrigues Filho à rotatória da Avenida Valdemar Costa Filho. Essa nova ligação facilitará o acesso ao Centro, a outros bairros e à rodovia Mogi-Dutra, especialmente para motoristas que vêm de áreas populosas como Cezar de Souza.

Reorganização do fluxo viário

Na sequência, o plano prevê a reorganização do tráfego, redirecionando o fluxo para a Avenida Valdemar Costa Filho e, em seguida, para as ruas Carlos Baratino, Adriano Alves da Silva e Tito Muffato. A medida busca garantir fluidez tanto para quem segue em direção à capital quanto para quem retorna da Estação Estudantes, das universidades ou do shopping.

Ponte estaiada: conexão moderna e eficiente

A terceira e mais significativa mudança será a construção de uma ponte estaiada, que vai ligar diretamente a Avenida Manoel Bezerra Lima Filho à rua Yoshiteru Onishi, passando sobre a linha férrea. A atual rotatória da Praça Kazuo Kimura será reestruturada e deixará de ser o principal ponto de confluência do tráfego local. A nova ponte permitirá que o trânsito siga de forma contínua e sem interferências causadas pelas cancelas da ferrovia.

A obra se torna ainda mais estratégica diante do anúncio da CPTM sobre a extensão da Linha 11-Coral até Cezar de Souza, o que deve aumentar o volume de trens e a frequência de fechamento das passagens em nível.

Mobilidade integrada e planejamento urbano

Com as três intervenções Via Parque 1, reorganização do tráfego e ponte estaiada o município estabelece um novo desenho para a mobilidade urbana da cidade. Segundo a Prefeitura, cada parte do plano cumpre um papel específico, mas juntas formam um sistema integrado e eficiente, pensado para oferecer mais segurança, fluidez e qualidade de vida para quem circula por essa região estratégica de Mogi das Cruzes.

banner-onovo

Sou uma profissional de alta performance com habilidades em comunicação e gerenciamento de processos. Versátil e dedicada, encaro desafios com paixão. Minha formação em Gerenciamento de Processos me especializou em otimização e gestão eficiente para alcançar metas organizacionais. Atualmente, atuo como jornalista digital deste portal, produzindo conteúdo e gerenciando suas redes sociais. Além da carreira, sou casada e mãe de dois meninos.

EVVE BANNER MED - Adriano