O trabalho de educação inclusiva em Mogi das Cruzes recebeu reconhecimento no 8º Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem, chamado Brain Connection Europa, que aconteceu em Portugal de 2 a 4 de novembro. A cidade foi agraciada com um "Tributo Especial" em homenagem às suas realizações e contribuições para promover uma sociedade mais igualitária.
A homenagem foi entregue à secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos, e à diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusiva (DEEI), Gislaine Reis. A secretária afirmou que foi uma oportunidade valiosa para compartilhar experiências em educação inclusiva e destacou que Mogi das Cruzes agora é reconhecida internacionalmente por suas práticas inclusivas, especialmente o Projeto RTI, desenvolvido pelo DEEI, que se tornou uma referência global no assunto.
O Projeto RTI, conhecido como Modelo de Resposta à Intervenção, é conduzido pelo Setor de Fonoaudiologia do DEEI desde 2018. Ele foi apresentado durante uma palestra intitulada "Identificação e Intervenção Precoce da Dislexia", ministrada pela fonoaudióloga do departamento, Denise Barreto, que foi convidada para falar no congresso. Durante sua apresentação, Denise abordou o processo de implementação do projeto, seus resultados e a importância dele na identificação e intervenção precoce da dislexia.
Mogi das Cruzes é pioneira na implementação do RTI no Brasil e possui um estudo que demonstra os impactos positivos do projeto na aprendizagem das crianças. O Modelo RTI desenvolvido em Mogi das Cruzes já foi premiado em dois Congressos Nacionais e agora ganhou destaque em um evento internacional de grande relevância na área da educação inclusiva.
Denise, que também participou na apresentação de trabalhos científicos, recebeu o prêmio "Inovação Científica" pelo seu trabalho de mestrado realizado na rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, sob a orientação da Dra. Simone Capellini, responsável por trazer o Modelo RTI para o Brasil e que supervisiona o projeto do DEEI desde o seu início.
O congresso foi organizado pelo projeto Erasmus+ "Caminhando para uma Escola Inclusiva", em conjunto com a Associação OMNES PRO UNO e o Agrupamento de Escolas João de Deus, em Portugal. No Brasil, o evento contou com o apoio e a organização do Instituto Professora Ângela Mathylde - IPAM e da Clínica Aprendizagem & Companhia-Saúde Integral.