Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes cumpre programação sobre a importância da conscientização e prevenção do câncer de mama 

Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde seguem com agenda pensada para a campanha Outubro Rosa até quarta-feira (25)

Sofia Rojas Barbosa

Publicado

há 1 ano

em

Mogi das Cruzes cumpre programação sobre a importância da conscientização e prevenção do câncer de mama 

Foto: Reprodução

Outubro é o mês que promove e traz em pauta a campanha mundial Outubro Rosa, que busca conscientizar as mulheres acerca da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama; esses fatores resultam no aumento de chances de cura e redução da mortalidade.   

O câncer de mama encontra-se como o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres em nível mundial, ocupando 25% de todos os tipos de câncer. No Brasil, o câncer de mama predomina como o mais incidente em mulheres de todas as regiões, tendo suas taxas mais altas nas regiões do Sul e Sudeste. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) em 2022, foram estimados 73.610 casos novos para cada ano entre 2023 e 2025, isso representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos em 100.000 mulheres. O Inca também informou que o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou 4.239.253 mamografias no ano passado, sendo essas, 382.658 mamografias e 3.856.595 mamografias de rastreamento; esses números correspondem apenas às mamografias realizadas em pacientes mulheres, em homens o número é de 8.719.   

Em resposta ao jornal O Novo, a coordenadora do Intelectual no Tempo Integral da escola Etelvina Cafáro Salustiano, Lilian Cristina Nunes, que passa por tratamento oncológico, compartilhou experiências pessoais com os métodos e atendimento.   

O Novo: Como tem sido sua jornada desde o diagnóstico até o tratamento atual?                             

Lilian: Sempre tive um pensamento positivo e um bom relacionamento com atenção a minha saúde. Assim que tive que fazer o primeiro exame de mamografia, ligou o “sinal de alerta” que algo não ia bem. Mas não me entreguei a pensamentos negativos.  

O Novo: Quais conselhos você daria a outras pessoas que estão passando por tratamento de câncer?       

Lilian: Para que elas não fiquem tristes diante da rotina do tratamento, devemos viver um dia de cada vez. Eu acredito, o que temos para fazer hoje, não cabe fazer amanhã. E que nunca vai haver uma ocasião especial que você terá que se preparar para ser você mesmo. Então faça do agora sua ocasião especial.  

O Novo: Em relação aos recursos oferecidos aos pacientes, o que você considera positivo no atendimento e o que você considera que precisa de melhoria?  

Lilian: Então, um caso positivo é o acesso às ambulâncias que são oferecidos pela prefeitura de Mogi. No caso de melhoria, o atendimento de acordo com os horários do paciente, para que o mesmo não tenha que ficar aguardando os ambulatórios abrirem, do lado de fora, e que mesmo sem dificuldades de locomoção, o paciente tenha o direito de acompanhante.  

A fim de cumprir com agenda do Outubro Rosa, a Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou durante todo o mês programações voltadas à campanha, através da Secretaria Municipal de Saúde. Na próxima segunda-feira (23) ocorre evento para mulheres com atividades diversas e orientações na USF Jardim Aeroporto II, já na quarta-feira (25), será realizada palestra educativa e ações em grupo, no mesmo local.