Mogi das Cruzes
Guarda Civil Municipal de Mogi faz 180 prisões em flagrante e apreende 34 kg de drogas no 1º semestre de 2025
Levantamento da Secretaria de Segurança aponta ainda o reforço no patrulhamento, novos agentes e ampliação das ações integradas com outras forças policiais

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Mogi das Cruzes encerrou o primeiro semestre de 2025 com 180 prisões em flagrante e a apreensão de 33,9 quilos de entorpecentes, em ações realizadas em diversas regiões da cidade. Os dados, divulgados nesta quinta-feira (17), fazem parte de um levantamento da Secretaria Municipal de Segurança, com base nos boletins de ocorrência registrados entre janeiro e junho.
Segundo o balanço, ao todo foram emitidos 687 registros pela GCM. O mês de maio lidera em número de prisões, com 150, seguido por abril (127) e março (116). Um dos focos da corporação segue sendo o combate ao tráfico de drogas, com a atuação dos diversos grupamentos especializados.
Entre os entorpecentes retirados das ruas estão 15,7 quilos de maconha, 7,7 quilos de cocaína e 6,7 quilos de crack. Também houve apreensões de haxixe, êxtase, lança-perfume e maconha sintética (k2). Nas ações, a GCM ainda recolheu R$ 3.656,05 em dinheiro, oriundos da atividade criminosa.
De acordo com o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito, os números são reflexo de investimentos realizados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes desde o início do ano. “Há um fortalecimento das condições de trabalho, novas estratégias de policiamento e maior integração com as Polícias Civil e Militar, além de GCMs de cidades vizinhas”, destacou.
Entre os investimentos, está a incorporação de 64 novos guardas civis municipais ao patrulhamento, em março, acompanhada da aquisição de uniformes e coletes balísticos no valor de R$ 1,7 milhão. Outro destaque foi a reativação da base da GCM na praça Oswaldo Cruz, em abril, que voltou a funcionar 24 horas por dia com viatura fixa e atendimento ao público.
O trabalho da Guarda também inclui ações de fiscalização ambiental, combate à perturbação do sossego, descarte irregular de resíduos, e é reforçado pelo monitoramento por câmeras do Centro de Operações Integradas (COI). Os grupamentos especializados como ROMU, ROMO, Canil, Patrulha Maria da Penha, Ronda Escolar e Patrulha Rural seguem com atuação ativa nas ruas.
A população pode acionar a GCM a qualquer momento pelo telefone 153, que funciona 24 horas, em casos de emergência, denúncias ou apoio à segurança pública.