Na última sexta-feira (9), o presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Marcos Furlan, conversou com a equipe do jornal O Novo. Durante a entrevista, Furlan esclareceu e comentou sobre as prioridades e projetos em andamento na cidade. Confira a entrevista.
O Novo: Quais são as principais prioridades da Câmara para este ano em termos de legislação e projetos?
Furlan: Trabalhando por propostas que acelerem os trabalhos da prefeitura e promovam o desenvolvimento do município, impactando positivamente na vida de todos. Entre as prioridades estão a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual, que faz o detalhamento das prioridades de investimento do Executivo.
O Novo: Quais são os desafios que a cidade enfrenta atualmente, e quais as medidas para enfrentá-los?
Furlan: São desafios comuns das grandes cidades, afinal, a população de Mogi é de aproximadamente 500 mil habitantes. Segurança, Trânsito, Saúde e Educação são temas sempre em discussão e que recebem atenção especial. Realizamos audiências públicas, reuniões, apresentamos e aprovamos diversos projetos de lei sobre os temas. Estamos sempre ouvindo a população para levar sugestões ao Caio Cunha.
O Novo: Como a Câmara está trabalhando para promover o desenvolvimento econômico em Mogi?
Furlan: Por meio de Comissão Especial, os vereadores têm trabalhado incessantemente, ouvindo entidades de classe e setores da indústria e comércio sobre suas necessidades para auxiliar a prefeitura a atrair mais investimentos e gerar emprego e renda para a população.
O Novo: Quais são as iniciativas para promover a geração de empregos e o incentivo ao empreendedorismo local da cidade?
Furlan: A questão da geração de empregos é uma preocupação constante e um tema que está sempre em discussão na Câmara. Neste ano, aprovamos o projeto de lei de redução de ISS, para incentivar a instalação de empresas de base tecnológica na região, um segmento que está em expansão. Também aprovamos o projeto de lei, do prefeito Caio Cunha, que institui no município o Programa Municipal de Geração de Trabalho e Renda (CONDUZ).
O Novo: Como a Câmara lida com a segurança pública na cidade?
Furlan: Temos aprovado os projetos de lei do Executivo para ampliar a segurança na cidade. A instalação de totens de segurança e a Central de Monitoramento de Totens foram itens importantes desta gestão. Agora vamos discutir e votar um projeto de lei do prefeito Caio Cunha que cria mais 148 vagas na Guarda Municipal, a qual tem ajudado as polícias civil e militar de nossa cidade no combate ao crime.
O Novo: Quais são os planos para melhorar a qualidade da educação e a oferta de serviços de saúde da cidade?
Furlan: A Prefeitura tem investido em Educação e Saúde, promovendo a melhoria da qualidade do ensino, a ampliação de vagas e a oferta de serviços de tratamento médico por meio dos equipamentos públicos de saúde. Temos inaugurado creches, escolas e, mais recentemente, o Vagalume, onde é feito o atendimento médico de crianças.
O Novo: Quais são os projetos em andamento para melhorar a infraestrutura da cidade, como transporte público, saneamento básico e espaços públicos?
Furlan: Este ano, começamos com o lançamento do plano "Mogi 500 anos", que prevê investimentos e projetos na cidade nos próximos 37 anos, de forma sustentável e estratégica.
Também aprovamos um financiamento de cerca de R$ 250 milhões junto à Corporação Andina de Fomento para que a Prefeitura realize obras de mobilidade e desenvolvimento rural e turístico, bem como ações socioambientais e de saneamento básico. Com este recurso, a região de César de Souza receberá novas obras de infraestrutura. Estão previstos ainda dois corredores viários ambientais, um terminal de ônibus no distrito, iluminação inteligente e uma rota cicloviária e a construção do Parque Brejinho.
O Novo: Quais são os planos para melhorar a qualidade da educação e a oferta de serviços de saúde na cidade?
Furlan: A Prefeitura tem investido em Educação e Saúde, promovendo a melhoria da qualidade do ensino, a ampliação de vagas e a oferta de serviços de tratamento médico por meio dos equipamentos públicos de saúde. Temos inaugurado creches, escolas e, mais recentemente, o Vagalume, onde é feito o atendimento médico de crianças.
O Novo: Quais são as medidas a serem tomadas para incentivar a participação das mulheres, jovens e minorias na política local?
Furlan: Temos vereadoras que têm incentivado e promovido debates sobre a participação feminina na política. Há alguns anos, realizamos o Parlamento Estudantil, que estimula a participação dos jovens na política. Além disso, colocamos à disposição das escolas a visita guiada de alunos para que conheçam como funciona o Poder Legislativo.
O Novo: Por fim, como a Câmara está trabalhando para promover a transparência e a prestação de contas na administração pública municipal?
Furlan: Nossa prestação de contas está à disposição da população em nosso site, no que se refere aos gastos públicos. Por outro lado, a TV Câmara, desde a sua implantação, tem sido um importante veículo de divulgação das ações do Legislativo mogiano e permitiu uma maior transparência nos trabalhos dos vereadores.